Política

FALA PRESIDENCIAL

Lula diz estar “certo que vai ganhar” e critica “país não vai pra frente com miliciano"

Presidente e candidato à reeleição afirmou que o Brasil não avançará com “miliciano”, defendeu reforma no Judiciário e disse estar confiante na vitória.

Da Redação

04 de outubro de 2026 às 15:30 ▪ Atualizado há 40 minutos

Ver resumo
  • Lula criticou o cenário político, apontando "milicianos" e "orgia" no Banco Master.
  • Defendeu seriedade e caráter na condução do país.
  • Anunciou planos de reforma no Judiciário, incluindo mudanças no STF.
  • Propõe limite de mandato e mais mulheres no Supremo.
  • Declarou confiança na vitória eleitoral.
  • Citou realizações como controle da inflação e avanços na educação.
  • Afirmou que o resultado das eleições será respeitado.
  • Após votar, seguiu para São Paulo para acompanhar a apuração.

Foto: Matheus P Machado/ Modus Lula falou com a imprensa após votar neste domingo (4), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista
Lula falou com a imprensa após votar neste domingo (4), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista

O presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao cenário político após votar na manhã deste domingo (4), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Sem citar nominalmente o adversário Flávio Bolsonaro (PL), Lula afirmou que o Brasil não avançará com “milicianos” e criticou o que chamou de “orgia” envolvendo a “quadrilha do Banco Master”.

“O Brasil não irá para a frente com miliciano, o Brasil não irá para a frente com essa orgia que se faz em torno da quadrilha do Banco Master”, afirmou o presidente.

Na sequência, Lula defendeu que o país seja conduzido com seriedade e criticou a postura de governantes que, segundo ele, não tenham caráter e dignidade.

“O Brasil vai para a frente com seriedade, com comportamento de caráter e de dignidade dos seus governantes”, completou.

A declaração foi dada logo após Lula registrar o voto, por volta das 9h15, na Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo. O presidente estava acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e de aliados, entre eles Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Marina Silva, Simone Tebet e Márcio França.

Lula defende reforma no Supremo

Durante a conversa com jornalistas, o presidente também voltou a defender uma reforma no Judiciário, com mudanças relacionadas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula afirmou que pretende estabelecer um período máximo para o mandato dos ministros da Suprema Corte, ampliar a participação de mulheres no tribunal e criar um conselho para discutir as indicações.

“A primeira reforma fui eu que fiz. Quero fazer uma nova reforma e definir o tempo de mandato da Suprema Corte”, disse o presidente.

Segundo Lula, a proposta deverá ser construída com a participação de juristas e especialistas da área do Direito. Ele também relacionou a discussão sobre o Judiciário às controvérsias envolvendo o Banco Master.

“Quem quiser ser ministro da Suprema Corte não pode querer ser rico. É incompatível”, declarou.

O presidente ainda mencionou o que classificou como “promiscuidade” no país, sem detalhar quais situações estavam sendo citadas.

Presidente afirma confiança na vitória

Apesar da disputa acirrada apontada nas pesquisas, Lula afirmou estar confiante no resultado da eleição.

“Estou certo de que podemos ganhar as eleições”, declarou.

O presidente classificou o dia como “glorioso para o país” e pediu aos eleitores que levassem em consideração as próximas gerações na hora de votar.

Lula também citou como realizações de seu governo o controle da inflação, a retomada do crescimento econômico, o aumento do salário mínimo e avanços na educação.

Sobre o resultado das urnas, afirmou: “O povo é soberano e o resultado do povo será acatado por todos os 215 milhões de brasileiros.”

Após votar e falar com a imprensa, Lula cumprimentou apoiadores e seguiu para São Paulo, onde deve acompanhar a apuração dos votos a partir das 17h.

Fonte: Revista Fórum