Política

MEIO AMBIENTE

Aprovada no Piauí a lei que cria plano de adaptação às mudanças climáticas

A Lei nº 8.571/2024 inclui ações contra enchentes, secas e incêndios no Estado

Da Redação

Quinta - 06/02/2025 às 07:33



Foto: Reprodução/Redes sociais Governo Federal declara estado de emergência em cidades do Piauí, e Picos é contemplada com recursos devido às fortes chuvas
Governo Federal declara estado de emergência em cidades do Piauí, e Picos é contemplada com recursos devido às fortes chuvas

O Governo do Estado do Piauí sancionou, nessa terça-feira (4), a Lei nº 8.571/2024, que estabelece o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas do estado. O projeto, de autoria do deputado Rubens Vieira (PT), tem como principal objetivo mitigar os impactos das mudanças climáticas e desastres naturais, como as enchentes que afetaram o sul do Piauí nos últimos anos.

Deputado Rubens Vieira (PT) 

O plano contempla um conjunto de ações de prevenção e enfrentamento, com foco na proteção da população. Entre as medidas previstas estão a implementação de sistemas de alerta, a capacitação de equipes para situações de emergência e o planejamento urbano mais seguro. A proposta também inclui a realocação de moradores em áreas de risco e ações voltadas à segurança alimentar, hídrica e energética.

Além disso, a Lei prevê a criação de estratégias para lidar com outras catástrofes ambientais, como secas e incêndios, reduzindo os riscos à vida e ao patrimônio da população piauiense. O deputado Rubens Vieira destacou que a aprovação da lei é um reflexo do compromisso do seu mandato com o meio ambiente e o bem-estar dos cidadãos que enfrentam os desafios das mudanças climáticas no Estado.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<