
Em entrevista ao portal Piauí Hoje nesta quinta-feira (15), o vereador João Pereira (PT) criticou a gestão do prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), acusando-o de não se adequar à "nova realidade administrativa" e agir com lentidão no enfrentamento de problemas crônicos da cidade, como moradia, saneamento, saúde e segurança.
"A administração está lenta. O prefeito fala uma coisa, mas o corpo não acompanha. Ele está com 'mi mi mi'", disse Pereira, sugerindo que Mendes não consegue colocar suas promessas em prática.
Salários defasados
O vereador destacou a precariedade enfrentada pelos servidores públicos municipais, revelando que não há reajuste salarial desde 2013 — completando 12 anos sem aumento. Além disso, denunciou casos de profissionais com salário base inferior a um mínimo, complementado por gratificações irrisórias para atingir o piso legal.
"Temos servidores recebendo menos de um salário mínimo. É inadmissível", afirmou Pereira, exibindo um contracheque como prova. Entre as categorias mais afetadas estão:
- - Guardas municipais: com pagamentos atrasados por horas extras (chamadas "planejadas").
- - Profissionais da saúde bucal: técnicos que recebem apenas um salário mínimo.
- - Professores: aumento prometido, mas com tramitação acelerada na Câmara, sem tempo para análise detalhada.
Pressa e falta de transparência
Pereira também criticou a forma como o Executivo municipal tem enviado projetos à Câmara, citando o caso do reajuste para professores, aprovado em regime de urgência sem debate amplo. "Não deu tempo nem de 'estrebuchar'", ironizou, usando expressão popular. Ele defendeu mudanças no processo, garantindo prazos mínimos de 30 dias para análise.
Entrevista
Clique aqui e assista a entrevista completa do vereador João Pereira aos jornalistas Luiz Brandão e Roberto John.