Política

Governo do Piauí paga servidores e antecipa o 13° para aquecer a economia do estado

Pagamento estava previsto apenas para dezembro, mas foi antecipado com reabertura do comércio

Valciãn Calixto

Sexta - 07/08/2020 às 12:19



Foto: Piauihoje.com Rafael Fonteles, secretário de Estado da Fazenda
Rafael Fonteles, secretário de Estado da Fazenda

O secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, abriu a coletiva de imprensa convocada pelo governador Wellington Dias ao meio dia desta sexta-feira (07) e anunciou que o governo vai antecipar o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores públicos estaduais para este mês.

Segundo Rafael, a medida visa injetar dinheiro na economia do Estado exatamente no momento que o Piauí começa a retomar suas atividades econômicas. O pagamento estava previsto para dezembro desse ano. A medida injetará mais de R$ 200 milhões na economia do Piauí já no próximo dia 21 (agosto).

"Hoje quando as atividades econômicas começam a retornar e com toda preocupação, com os protocolos de segurança e saúde, o governador toma uma medida importante, de antecipar para esse mês de agosto o pagamento do 13º pagamento dos servidores estaduais, estava previsto para dezembro, esses recursos irão movimentar bastante a economia local, é importante esse recurso no bolso do servidor para que possam quitar suas contas e realizar comprar, é uma medida importante de fomento à atividade econômica do Estado", disse o secretário.

De acordo com o governador Wellington Dias, o pagamento acontecerá dia 21 de agosto.

"Fizemos o dever de casa, o Piauí é um dos poucos estados brasileiros que se antecipou e tomou a decisão de trabalhar para o equilíbrio entre receita e despesa e entre capacidade de investimento também. Hoje estamos colhendo frutos, estamos anunciando que o 13º salário, que normalmente seria pago em 21 de dezembro, segundo calendário anunciado no início do ano, será antecipado para o próximo dia 21 de agosto, com isso a gente contribui também com o setor empresarial que esteve comigo cobrando medidas como essa", esclareceu.

Acompanhe a live abaixo:

Economia e organização financeira

Desde o início da pandemia, o governo teve que cortar na própria carne para poder equilibrar as finanças. “Agora é o momento da retomada das atividades econômicas, então, é importante nessa fase tanto a injeção de liquidez na economia como a retomadas das obras, por meio do Pró-Piauí II, contribuindo para gerar emprego e renda no Estado”, acrescenta Rafael Fonteles, que é o coordenador do programa no Estado.

"Quero destacar como foi importante a condução do governador nessa travessia, que ainda não findou, mas o efeitos são menores no nosso estado. A antecipação do 13° chega em muito boa hora, conte com o movimento lojista do Piauí para que possamos juntos continuarmos superando e trazendo alternativas", disse o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Sávio Normando.

Dentre as medidas que permitiram o Estado fazer essa economia estão: a redução de 15% nos salários do primeiro escalão do governo, incluindo o subsídio do governador, secretários de estado, superintendentes e dirigentes de autarquias. O Governo também reduziu 15% da condição especial de trabalho dos servidores comissionados e ainda fez a redução de gastos com o custeio, com a implementação do Plano de Contingenciamento de Gastos. A previsão inicial era economizar R$ 200 milhões até dezembro desse ano.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: