![Rafael Fonteles se reuniu com ministros do Governo Federal para tratar de pautas diversos](https://piauihoje.com/uploads/imagens/large-bf66024a-6135-4f5e-a45f-d95b7394449d-58dcafda3e-1739447489.jpeg)
O governador Rafael Fonteles cumpriu agenda em Brasília nessa quarta-feira (12), onde se reuniu com ministros do Governo Federal para tratar de assuntos diversos. O governador iniciou o dia participando do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo governo federal, onde teve a oportunidade de discutir a Reforma Tributária. Ele também se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para apresentar os temas prioritários do Consórcio Nordeste.
Em reunião com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o senador Marcelo Castro, foram discutidas as obras no estado firmadas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco principal nas áreas de infraestrutura hídrica e rodoviária.
Dentre os projetos destacados, estão a construção da barragem Nova Algodões, no município de Cocal, e as adutoras de Jaicós e São Raimundo Nonato. Também foram abordadas as ações voltadas para a melhoria da infraestrutura rodoviária, essenciais para o desenvolvimento do estado.
"O encontro foi uma excelente oportunidade para discutir o andamento de obras tão importantes para o Piauí. São iniciativas que contam com o apoio do Governo Federal e com o empenho da nossa bancada federal, especialmente do senador Marcelo Castro. Agradeço ao ministro pela receptividade e agilidade no tratamento dessas questões", disse o governador.
Com o Ministro do Turismo, Celso Sabino, a pauta foi o Fundo de Financiamento do Turismo (Fungetur), um instrumento que estimula desenvolvimento do setor turístico no Brasil.
O Novo Fungetur é um fundo especial de financiamento vinculado ao Ministério do Turismo, com orçamento específico, dispondo de patrimônio próprio e autonomia financeira e orçamentária. Tem por finalidade o fomento e a provisão de recursos para o financiamento de empreendimentos turísticos, considerados de interesse ao desenvolvimento do turismo nacional, bem como o suporte financeiro no desenvolvimento de políticas públicas de fomento à atividade turística.
Com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a pauta foi a integração entre o Porto Piauí e o Porto de Santos.
A parceria visa ampliar significativamente o potencial logístico do Estado, fortalecendo sua conexão com os principais corredores comerciais do Brasil e criando novas oportunidades de negócios. A medida também deve atrair investimentos que contribuirão para o crescimento da economia local e regional.
"Uma iniciativa que abre portas para mais empregos, renda e oportunidades para nossa população. O Piauí está cada vez mais forte, conectado e preparado para crescer", destacou Rafael Fonteles.
Fonte: CCOM/PI