
O governador Rafael Fonteles assinou, nesta segunda-feira (19), a adesão do Piauí ao Plano Juventude Negra Viva, do Ministério da Igualdade Racial, e a autorização para a construção do Centro Plural de Atividades da Juventude durante o evento "Summit: Pacto Pela Juventude Piauiense".
A solenidade foi prestigiada pelo secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, e Tiago Santana da Conceição, secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, representando a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco. Durante o evento, também foi lançado o Plano Estadual de Juventude e firmado acordo com o Instituto Félix Pacheco para emissão da ID (Identidade) Jovem.
"Temos hoje o lançamento do Plano Estadual da Juventude, um documento objetivo, bem construído, com muita participação, que coloca as prioridades da juventude do Piauí. Também assinei a ordem de serviço para a construção do Centro da Juventude, que vai funcionar na zona sudeste, um espaço importante de oportunidades para os jovens de Teresina e do Piauí. E ainda assinamos duas adesões a programas federais. Aderimos ao Plano Juventude Negra Viva porque é uma preocupação nossa, assim como do presidente Lula, proteger a vida dos nossos jovens negros que compõem, muitas vezes, os índices de assassinatos no Brasil. Então, temos que ter um olhar especial para proteger a vida dessas pessoas", afirmou o governador Rafael Fonteles.
Em parceria com o Instituto Félix Pacheco, a Coordenadoria da Juventude poderá expandir os registros do ID Jovem, programa nacional que permite o acesso a diversos direitos. "O Piauí já é o maior emissor de identidade digital e vai ser o maior emissor de Identidade Jovem, uma política do Governo Federal que garante acesso a direitos como a meia entrada, a meia passagem interestadual", completou o governador.
De acordo com Tiago Santana da Conceição, o Plano Juventude Negra Viva contempla uma agenda estratégica com ações de proteção ao jovem negro, permitindo que ele possa ter garantias de direitos plenos. "É fato que a juventude negra é a mais exposta a vulnerabilidades e violências cotidianas. Por isso, o Governo Federal construiu, de forma participativa, num processo longo de escuta com movimentos e agentes públicos, para que a gente pudesse ter uma agenda estratégica de proteção da nossa juventude negra, que precisa ter seus direitos plenos. O Plano Juventude Negra Viva é uma ação estratégica que congrega vários ministérios para que a gente possa dar a essa juventude negra condições sadias, para ela pensar e construir o seu futuro de forma protegida", disse.
Centro Plural de Atividades da Juventude
Após assinar a ordem de serviço que dá início à construção do Centro Plural de Atividades da Juventude, o governador Rafael Fonteles destacou que esse equipamento ofertará diversos serviços à juventude nas áreas de esporte, cultura e qualificação. A obra custará R$ 4.088.482,92. "O centro é um equipamento totalmente voltado para a juventude com capacitação, entretenimento e esporte. Lá vamos ter quadra, campo, salas de aula para qualificações profissionais. Tudo isso dentro desse espaço voltado especificamente para a juventude e seus familiares. O centro vai impactar mais de 40 mil jovens por ano", afirma Everton Calisto, coordenador estadual da Juventude.
Prestigiando a solenidade, o presidente do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Juventude e superintendente de Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Luan Monteiro, comentou sobre a importância desse centro. "São políticas fundamentais. No Rio temos os Centros de Referência da Juventude. Tivemos muita troca com a equipe do Piauí, saber que o nosso centro foi modelo para a construção do centro piauiense é motivo de orgulho", disse.
Fonte: CCOM/PI