
O deputado estadual Georgiano Neto (PSD-PI), recordista de votos no estado com mais de 109 mil votos em 2022, concedeu uma entrevista ao podcast Politicamente, no Portal Piauí Hoje, na tarde desta quarta-feira (2/04). Na oportunidade ele rebateu críticas sobre suas ausências nas sessões da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) e confirmou seus planos para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. A polêmica envolvendo o parlamentar e o colega Evaldo Gomes, que questionou sua frequência no plenário, dominou parte do debate.
Georgiano Neto foi alvo de críticas públicas do deputado Evaldo Gomes, que afirmou que, "se seguida a legislação à risca", o mandato do pessedista poderia ser cassado devido às faltas. Em resposta, Georgiano destacou: "O deputado Evaldo sabe que, quando não estou na Assembleia, justifico minha ausência. Se não estou lá, estou trabalhando pelo povo do Piauí. Quem me acompanha nas redes sociais vê nosso mandato atuante", disse Giorgiano Neto.
O parlamentar, que acumula três mandatos, evitou confrontos diretos, elogiando a trajetória de Gomes nos movimentos sociais, mas reforçou que seu foco é "resultados na saúde, educação e infraestrutura".
O deputado Giorgiano Neto e a jornalista Marília Lélis Planos para 2026
Georgiano confirmou pela primeira vez de forma explícita sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados: "Se como estadual fiz muito, como federal poderei representar não só o Piauí, mas o Brasil. Esse é nosso projeto para 2026."
Sobre eventuais ambições futuras (como governador ou senador), foi cauteloso: "Quero ser deputado federal. Eleição se faz uma de cada vez. O coordenador desse processo é o povo e o governador Rafael [Fonteles]", declarou o deputado.
Polêmicas e alianças
O deputado também comentou sobre a indicação do vereador Zé Neto à Secretaria de Esporte de Teresina. Ele negou envolvimento na escolha do vereador, atribuída ao prefeito Silvio Mendes (União Brasil).
Sobre a fusão PSD-MDB, Giorgiano Neto, disse que o diálogo continua após a aliança bem-sucedida em 2022, mas não há decisão fechada para 2026. Sobre a relação com o governador ele afirmou ter uma relação "transparente e fiel" com Rafael Fonteles (PT).
Trajetória e votação recorde
Eleito pela primeira vez em 2014, aos 20 anos (assumiu com 21, idade mínima para o cargo), Georgiano destacou seu crescimento eleitoral: de 34 mil votos no primeiro mandato a 109 mil em 2022. Sobre as críticas ao seu sucesso, respondeu: "Quem trabalha paga o pato. Respeito quem discorda, mas sigo servindo com determinação."
Entrevista
Clique aqui e assista a entrevista completa do deputado Giorgiano Neto à jornalista Marília Lélis, do podcast Politicamente, no Portal Piauí Hoje.Com.
Giorgiano Neto com Marília Lélis no estúdio do portal Piauí Hoje