Política

CÚPULA DO G20

G20 define prioridades para enfrentar eventos climáticos em reunião no Rio de Janeiro

Entre prioridades estão a redução de desigualdades e vulnerabilidade relativa a desastres

Da Redação

Quarta - 31/07/2024 às 08:47



Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil G20 define prioridades para enfrentar desastres
G20 define prioridades para enfrentar desastres

O Grupo de Trabalho (GT) de Redução do Risco de Desastres do G20 concluiu nesta terça-feira (30), uma importante rodada de discussões sobre as prioridades para enfrentar eventos climáticos globais. A reunião, que começou na sexta-feira (26), foi realizada no Rio de Janeiro, cidade que sediará a cúpula de chefes de governo do G20 em novembro deste ano.

Durante o encontro, as nações do G20 definiram como prioridades a redução das desigualdades e vulnerabilidades relacionadas a desastres, a implementação de um sistema global de alerta precoce e a construção de infraestruturas resilientes às catástrofes e às mudanças climáticas. Além disso, foram destacadas a necessidade de estratégias de financiamento para mitigar riscos e a adoção de soluções baseadas na natureza para a recuperação e reconstrução após desastres.

O grupo está desenvolvendo produtos e iniciativas para implementar as ações discutidas, que serão apresentadas na cúpula do G20. Um relatório detalhado será encaminhado aos líderes em novembro.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, ressaltou a importância de assegurar recursos financeiros públicos e privados para enfrentar eventos climáticos. "Sem recursos suficientes, as comunidades mais vulneráveis permanecem expostas e desprotegidas. O financiamento é crucial para a capacitação de equipes de resposta e para a educação e conscientização sobre riscos de desastres", afirmou Wolff, conforme nota divulgada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: