![Mães de crianças autistas cobram acompanhantes terapêuticos nas salas de aula](https://piauihoje.com/uploads/imagens/sem-titulo-1739292981.jpg)
O deputado estadual Franzé Silva (PT) e o secretário municipal de Educação de Teresina, Ismael Silva, se reuniram com um grupo de mães para discutir sobre o déficit de acompanhantes terapêuticos para crianças com autismo e outras deficiências nas escolas da rede municipal de ensino de Teresina. O encontro ocorreu na manhã de hoje (11), na Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Além das mães de crianças afetadas com a falta de profissionais para cuidar de seus filhos nas escolas, a reunião também contou com a participação de representantes de entidades como AMA, Associação Prismas, Autismo Legal e pais de crianças com outros tipos de deficiências.
A pauta foi apresentada pelo deputado Franzé após ter recebido, em suas redes sociais, denúncias sobre o problema. O parlamentar fez requerimento solicitando solução ao prefeito Silvio Mendes.
Além da carência de Acompanhantes Terapêuticos (AT), Franzé Silva observa que um dos principais problemas denunciados pelas mães é a falta de qualificação para esses profissionais cuidarem das crianças. Nesse ponto, o deputado anunciou que colocará emenda parlamentar com recursos para capacitação dos ATs.
“A questão da qualificação é essencial. Não é só botar o AT lá na escola, sem que ele tenha nenhuma qualificação. Isso só agrava a situação. É necessário qualificar o acompanhante e todo o corpo escolar, desde o vigia, passando pelo recepcionista até os professores e demais profissionais do corpo escolar”, pontua.