Política

COMBATE À POBREZA

Estado tem obrigação de dar oportunidade à população, diz Lula

Discurso do presidente ocorreu na inauguração do Ginásio Olímpico Isabel Salgado e do Instituto Federal do Parque Olímpico na manhã desta quarta-feira (7)

Da redação

Quarta - 07/02/2024 às 12:30



Foto: Ricardo Stucker/PR Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) participou da inauguração do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado e do Instituto Federal do Parque Olímpico no Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (7).

Na ocasião, o presidente afirmou que o Estado tem a “obrigação” de fornecer oportunidades para a população.

“Ou a gente aposta verdadeiramente que através da educação a gente vai salvar esse país, ou a gente vai ficar na mediocridade de ter uma minoria de pessoas que podem mandar seus filhos estudarem em Londres, em Chicago, e ter a maioria que sabe que a criança vai desistir da escola para ter que trabalhar, para vender coisa na rua” disse o presidente.

O presidente declarou, ainda, que não é papel do Estado responder às exigências de grandes empresários e citou a dívida ativa brasileira de cerca de dois trilhões de reais.

“Veja se os pobres têm dívida. O pobre, quando ele compra o pão e o leite fiado e ele não pode pagar, ele para de passar na frente da padaria. O rico não. Para ele é uma coisa charmosa dizer ‘eu peguei R$ 5 bilhões no BNDES, com juros de longo prazo, cinco anos de carência e vou pagar em 15 anos’”, comentou

O presidente também afirmou que seu governo tem como objetivo transformar a sociedade brasileira em uma sociedade de classe média.

“Eu queria que houvesse a compreensão dos setores mais altos da sociedade de que o que a gente está fazendo é tentar levar a sociedade brasileira a subir um degrau na classe social.”, disse Lula na conclusão de seu discurso na inauguração.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: