
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou que buscará o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para viabilizar a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa alterar a jornada de trabalho de 6x1 para 4x3. Em entrevista à CNN Brasil, a parlamentar revelou sua intenção de se reunir novamente com o presidente para discutir a proposta, que já recebeu a aprovação inicial do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).
O projeto, que foi protocolado na Câmara dos Deputados, sugere a adoção da jornada de trabalho 4x3, onde os trabalhadores teriam 4 dias de trabalho seguidos por 3 de folga. No entanto, Erika Hilton destacou que há espaço para mudanças no texto, e algumas lideranças partidárias já apontaram que uma versão com a jornada 5x2, modelo mais tradicional, poderia ter mais chances de aprovação no Congresso.
A deputada também mencionou que pretende marcar uma audiência com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que ainda não se posicionou oficialmente sobre a PEC. O objetivo de Erika é obter apoio para garantir que a proposta seja analisada e aprovada em 2025, refletindo uma bandeira trabalhista que busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
A expectativa é que o apoio de Lula seja fundamental para o sucesso da proposta, especialmente diante da crescente necessidade de se retomar políticas voltadas ao bem-estar do trabalhador. Parlamentares governistas também defendem que o presidente apoie a PEC como uma forma de reforçar o compromisso do governo com as demandas da população.
Fonte: Brasil 247