![Qualquer parlamentar pode concorrer aos cargos vagos e a escolha será feita por meio de voto secreto](https://piauihoje.com/uploads/imagens/image-1739394492.jpg)
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) deve realizar uma eleição na próxima terça-feira (18) para eleger os deputados para ocupar as vagas de 3º vice-presidente e 4º secretário. O assunto foi discutido em reunião da Mesa Diretora realizada nesta quarta-feira (12).
"Nós tivemos dois deputados se ausentando da Mesa Diretora, o deputado Aldo Gil, que está como secretário do prefeito Silvio Mendes, e o Dr. Vinícius (PT), que também pediu afastamento, uma vez que, é líder do governo e nosso regimento determina que quem exerce a função de liderança não deve participar da Mesa. Então, a Mesa Diretora deliberou que deu os cargos como vagos e, consequentemente, marcamos a eleição para o preenchimento dos dois cargos, para a próxima semana", explicou o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB).
O secretário-geral da Alepi, Luciano Nunes, detalhou que o processo eleitoral vai ser semelhante ao que ocorreu para a formação dos demais cargos da Mesa Diretora. Qualquer parlamentar pode concorrer aos cargos vagos e a escolha será feita por meio de voto secreto. Ainda esta semana, vai ser publicado o edital para que os deputados interessados se inscrevam.
Na reunião, os deputados também chegaram a um entendimento sobre a votação dos requerimentos. Ficou estabelecido que, para agilizar as sessões, eles serão votados de forma simbólica sem o uso do sistema eletrônico.
Sobre a análise de projetos, o presidente Severo Eulálio voltou a cobrar que os líderes dos partidos e blocos sejam escolhidos para que a composição das comissões seja finalizada na próxima semana.
Na mesma reunião, os membros da Mesa Diretora da Casa também definiram os componentes do Conselho Deliberativo da Fundalegis (Fundação Rádio e Televisão Deputado Humberto Reis da Silveira). Ana Paula (MDB), Francisco Limma (PT), Gustavo Neiva (Progressistas) e Wilson Brandão (Progressistas) vão compor a instância. O presidente Severo Eulálio também é o líder do Conselho.
Fonte: Alepi