Nesta sexta (28) 18 governadores, incluindo Wellington Dias (PT-PI), decidiram ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a convocação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.
O pedido foi assinado pelos governadores convocados pela CPI e mais outros governadores, o que dá mais força ao processo no STF. O objetivo da ação é que o STF julgue a ilegalidade da convocação, tendo em vista que a CPI não tem poder de convocá-los, indicando que isso fere o pacto federativo.
Além do governador piauiense assinam a ação os representantes do Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul, Rondônia, Alagoas, Tocantins e Espírito Santo. O governador de Roraima deve aderir até segunda (31) ao processo.
Apesar de ter ingressado com a ação, o governador piauiense sinalizou a disposição em comparecer como convidado à CPI. "Mantemos a disposição de comparecer, como convidado, e pronto para colaborar, mas cumprindo a Constituição".
Cícero Magalhães critica a demora na vacinação dos brasileiros contra a Covid-19
Flora Izabel propõe projeto que permite denúncia de violência contra a mulher em farmácia