O senador Ciro Nogueira (PP), apresentou, nesta sexta-feira (11), um projeto de lei (PL) em que pede punição aos institutos que realizem pesquisas eleitorais às vésperas do pleito, que tenham números divergentes dos resultados da votação além da sua margem de erro.
A justificativa do senador são os resultados da capital do Piauí, Teresina, onde os números das pesquisas foram muito diferentes do resultado oficial.
Em Teresina, todos os institutos davam como certa a vitória de Fábio Novo (PT), mas Silvio Mendes (UB) foi declarado eleito ainda no 1º turno.
"Depois da desmoralização de institutos fraudulentos pelas urnas Brasil afora, decidi apresentar um projeto de lei (PL 3916/2024) que pune tanto os institutos como os estatísticos responsáveis que divulgarem, na semana da eleição, pesquisas muito divergentes dos resultados das urnas, além da margem de erro. Quem tentar manipular o eleitor com números irreais ficará impedido de registrar novas pesquisas por 5 anos. Em 2026 essa farra vai acabar", afirmou o senador.
Confira o texto inicial:
DOC-Avulso-inicial-da-materia---SF245158225735-20241011.pdf