
Em entrevista ao portal Piauí Hoje, na tarde de segunda-feira (26.05), o candidato à reeleição para a presidência do Diretório Municipal do PT em Teresina, Cícero Magalhães, reforçou o legado petista no Piauí e no Brasil, citando obras, políticas sociais e a democracia interna do partido. Com uma trajetória marcada pelo ativismo sindical e político, Magalhães apresentou dados que comprovam as transformações promovidas pelos governos do PT.
Magalhães destacou que o PT é o único partido no Brasil que elege suas lideranças de forma direta, desde as bases municipais até a presidência nacional. "O PT nasceu para fazer transformações, não só no Brasil, mas nos movimentos sindicais. Mesmo após 44 anos, mantemos essa prática democrática", afirmou.
Sobre as críticas de que o partido teria se afastado das bases, ele reconheceu mudanças, mas citou programas sociais históricos, como:
- - Minha Casa, Minha Vida (MCMV): Mais de 4 milhões de moradias construídas no Brasil, com milhares de unidades no Piauí.
- - Bolsa Família: Redução da extrema pobreza em 55% no Nordeste entre 2003 e 2014 (dados do IPEA).
- - Luz para Todos: Mais de 200 mil famílias piauienses receberam energia elétrica no campo.
Governo Lula (2003-2010) e os avanços no Piauí
Magalhães lembrou que, antes do PT chegar ao poder, o Piauí enfrentava carências históricas como:
- Estradas: Em 2002, não havia estrada com boas condições de asfalto ligando Teresina a Parnaíba ou ao interior. Com os governos Lula e Wellington Dias, foram investidos R$ 2 bilhões em infraestrutura viária no estado.
- Educação: Antes de 2003, apenas 60 dos 224 municípios tinham ensino médio. Com o PT, todas as cidades passaram a ter escolas.
- Energia: O Luz para Todos levou eletricidade a mais de 1 milhão de piauienses na zona rural.
Wellington Dias (2003-2010 / 2015-2022)
Para o ex-deputado Cícero Magalhães, o hoje ministro do MDS, Wellington Dias, foi o maior governador da história do Piauí. "Se elegeu quatro vezes para o cargo e no primeiro turno. Uma demonstração de que fez um bom trabalho", disse o petista.
Magalhães destacou os avanços nos governos de Wellington Dias:
- - Criação de 11 universidades e campi (UESPI, IFPI, UNIVASF).
- - Programa Primeiro Emprego: Mais de 50 mil jovens inseridos no mercado de trabalho.
- - Piauí Sem Miséria: Redução da extrema pobreza em 40% entre 2015 e 2022.
- - Ampliação do saneamento básico: De 12% em 2002 para 65% em 2022.
Rafael Fonteles (2023-atual): Reconexão com as bases
Sobre o atual governador do Piauí, o professor Rafael Fonteles, o presidente do PT em Teresina, Cícero Magalhães elogiou várias ações com destaque para as seguintes:
- - Diálogo Pelo Piauí: Conversa direta com a população em todos os 224 municípios.
- - Orçamento Participativo Digital (OPA): Mais de 200 mil votos para decidir prioridades em obras e serviços.
- - Regularização fundiária: 5 mil títulos de terra entregues só em 2023.
- - Acessibilidade: Reformas em bairros como Vila Edgard Gaioso, beneficiando pessoas com deficiência.
- - Universalização das escolas de tempo integral em todo o estado.
Com dados concretos, fica claro que os governos do PT no Piauí e no Brasil promoveram mudanças estruturais, especialmente para os mais pobres. Agora, o desafio é continuar avançando com Rafael Fonteles e Lula.
Para Magalhães, o PT transformou o Piauí. "Quem diz que o PT não fez nada ou não lembra ou age de má-fé. O Piauí de hoje tem universidades, estradas, habitação e inclusão energética graças ao nosso trabalho", ressaltou o presidente do PT de Teresina.
Circero Magalhães coloca como exemplo de sucesso do PT o crescimento do número de parlamentares eleitos pelo partido em 2024. "O partido elegeu a maior bancada para a Câmara de Teresina. Agora são sete vereadores. Isso mostra que o povo gosta do PT no poder",
Fim da reeleição: "Não é má ideia"
Magalhães é candidato à reeleição para presidente do PT em Teresina. Questionado sobre o projeto aprovado na Comissão de Constituicão e Justiça (CCJ) do Senado que acaba com a reeleição, Magalhães apoia mas crítica o projeto como está atualmente.
"É válido para prefeitos, governadores e presidente. Deveria valer também para o senadores", disse Magalhães criticando a extensão do mandato de senadores para 10 anos: "Isso é oportunismo. Pro outros só cinco anos. Pra eles dez anos. Sou a favor que os mandatos seja de cinco anos também para deputados federais e senadores", disse o ex-deputado.
Entrevista
Clique no link abaixo e assista entrevista completa do presidente do PT em Teresina, Cícero Magalhães ao portal Piauí Hoje.