O secretário de Segurança Pública do Piauí, advogado Francisco Lucas Veloso, o "Chico Lucas", disse hoje ao portal Piauí Hoje que não procede a notícia de sua indicação para o cargo de chefe da Secretaria Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). "É só especulação", disse o secretário.
No entanto, pelo menos três fontes de Brasília confirmaram ao portal que o nome de Chico Lucas deve ser anunciado nos próximos dias como novo chefe Senasp, órgão ligado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública. O nome de Chico Lucas já o aval do novo ministro, Wellington César Lima e Silva.
Chico Lucas é apontado como favorito dentro do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública e é visto como um nome com boa interlocução entre os estados.
Seu nome é defendido inclusive por integrantes ligados ao bolsonarismo, como Sandro Avelar, ex-presidente do colegiado, atual secretário de Segurança do Distrito Federal e ex-número dois da Polícia Federal no governo Jair Bolsonaro.
Aliados destacam os resultados obtidos por Veloso no Piauí. Segundo dados da secretaria estadual, houve queda de 53% nos registros de furto de celulares e de 38% nos furtos de veículos.
O atual secretário chefe da Senasp, Mario Sarrubbo, deve permanecer no cargo apenas para conduzir o processo de transição.
Mais conteúdo sobre:
#Chico Lucas #secretário nacional de Segurança Pública #Senasp #indicação #Francisco Lucas Veloso #Ministério da Justiça e Segurança Pública #Wellington César Lima e Silva