Política

Servidor é preso durante manifestação contra a reforma da Previdência do Estado

Foi montado um esquema de segurança para impedir a ação de manifestantes durante a audiência pública

Da Redação

Quarta - 11/12/2019 às 09:46



Foto: Sinte-PI Manifestação dos servidores na Assembleia Legislativa
Manifestação dos servidores na Assembleia Legislativa

Atualizado às 13h

Após a audiência pública sobe a reforma da Previdência do Estado que ocorria na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), os deputados se reuniram na sala da presidência da Alepi e de portas fechadas para discutirem o projeto. A expectativa é que após os parlamentares analisarem as emendas, a votação aconteça ainda hoje (11).

Do lado de fora ocorreu protesto de servidores e tumulto.  A Polícia teve que usar bomba de gás lacrimogêneo para dispersar os servidores. Um manifestante identificado como Abel Vieira, da base dos Fazendários, foi detido sob suspeita de agredir um policial militar durante o protesto. Ele nega que agrediu o policial, mas foi levado para a Central de Flagrantes para prestar depoimento. A assessoria jurídica do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais está acompanhando o manifestante.


Matéria original às 09h40

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) realiza nesta quarta-feira (11), a audiência pública para discutir a reforma estadual da Previdência. A reunião acontece no Cine Teatro da Assembleia Legislativa Piauí (Alepi) e teve início às 8h30. Vinte e três pessoas estão previstas para falar. Foi permitida a entrada de três representantes de cada Sindicato e a segurança do local foi reforçada com grades  e policiais militares.

O esquema de segurança e participação de apenas três representantes de cada sindicato fez com que o número de manifestantes reduzisse bastante. A audiência foi  proposta pelo deputado Gustavo Neiva (PSB).

 O governo é representado pelo presidente do Piauí Prev, Ricardo Pontes, que defende a reforma justificando o déficit de R$ 1 bilhão. Ricardo Pontes disse ainda que o grande problema do Governo é o fechamento da folha e que atualmente estão trabalhando para cumprir o pagamento do 13º salário. 

A oposição é formada pelos deputados  Teresa Britto, Lucy Soares, Gustavo Neiva e Marden Meneses. Já a base do governo é representada pelo líder, Francisco Limma, o relator Franzé Silva, João Madison e Francisco Costa.

Em breve mais informações!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: