Política

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Alepi vai debater feminicídio no Piauí em audiência pública no dia 30 de maio

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher quer esclarecimentos sobre ações de combate ao feminicídio

Da Redação

Terça - 27/05/2025 às 17:55



Foto: Reprodução Feminicídio
Feminicídio

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza, na sexta-feira (30), uma audiência pública para debater o feminícidio no Piauí. A audiência acontecerá no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, a partir das 9h.

O debate ocorrerá por requerimento da presidente da Comissão, deputada Elisângela Moura (PCdoB), e da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas)

Em 2024, o Piauí registrou 36 casos de feminicídio, conforme levantamento da Rede de Observatórios da Segurança. Além disso, entre 2022 e 2025, o estado contabilizou um total de 182 casos, com 56 ocorrências em 2024, representando um aumento de 32% em relação ao ano anterior.

A cada 100 mulheres vítimas de feminicídio no Piauí, apenas 10 possuíam medida protetiva, e 87,85% das vítimas não haviam registrado boletim de ocorrência antes do crime.

Segundo as deputadas, os números justificam a preocupação e o debate sobre o tema.

 "É imprescindível o diálogo com todos os setores, reunindo representantes do Poder Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, forças de segurança, movimentos sociais, entidades de defesa dos direitos das mulheres, pesquisadores e sociedade civil organizada", defende Elisângela Moura.

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<