Política

ELEIÇÕES 2022

Aliados calculam que Lula conquistará base de 290 deputados na Câmara

Previsão de aliados do petista inclui eleição de parlamentares de partidos de esquerda e de centro que poderão apoiar o ex-presidente

Da Redação

Segunda - 18/07/2022 às 10:54



Foto: Divulgação/Brasil 247 Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Aliados e integrantes da campanha do ex-presidente Lula (PT) calculam que, se eleito ao Palácio do Planalto este ano, o petista poderá contar uma base de até 290 deputados federai. As informações são da coluna de Igor Gadelha, do site Metrópoles.

Pelas projeções desses aliados, os sete partidos de esquerda que hoje compõe a coligação da chapa Lula-Alckmin (PT, PSB, PCdoB, PSOL, Solidariedade, PV e Rede) conseguirão eleger juntos 170 deputados.

Por essas mesmas contas, partidos de centro que poderão estar ao lado do ex-presidente num eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL) devem eleger outros 120 parlamentares na Câmara.

Nesse grupo, aliados do ex-presidente incluem futuros deputados federais de partidos como PDT, PSD, MDB e até mesmo do União Brasil e do Republicanos.

Caso a previsão se concretize, Lula terá uma margem de aliados para ter alguma influência nas negociações para sucessão de Arthur Lira(PL-AL) na presidência da Câmara.

O quórum de 290 deputados, porém, ainda é insuficiente para aprovar mudanças na Constituição Federal. Para aprovar PECs, é necessário apoio de pelo menos 308 dos 513 deputados.

Fonte: Metrópoles

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: