
Teresina (PI) - A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nessa quinta-feira (22), uma reunião com servidores da Casa para organizar o funcionamento durante os três dias de realização do projeto Parlamento do Futuro. Na iniciativa, 30 estudantes eleitos exercerão seus mandatos como "parlamentares do futuro".
Durante a reunião, o diretor da Escola do Legislativo, José Osmar, pediu que os servidores da Casa auxiliem os estudantes que participarão do projeto, que tem início na próxima segunda-feira (26).
"A preocupação maior é na condução dos trabalhos, que é feita pela Secretaria Geral da Mesa. Vamos precisar demais dos senhores e senhoras nesses três dias. Creio que vai ser gratificante, vai ser marcante para todos nós", frisou o diretor.
O coordenador de projetos da Escola do Legislativo, Francisco Farias, concordou com a pedido do diretor e afirmou ser essencial que os servidores ofereçam o suporte necessário aos participantes do projeto.
"Nós precisamos tratá-los com muito carinho. Esse espaço [plenário] já é intimidador pra nós, com as luzes, transmissão ao vivo, imagina pra esses meninos e meninas. Então, esse auxílio da Secretaria da Mesa vai ser fundamental", explicou o coordenador de projetos da Escola do Legislativo, Francisco Farias.
Divulgação / Alepi
Os estudantes deverão chegar em Teresina no próximo domingo (25), junto de seus responsáveis. As atividades terão início oficial na segunda-feira (26), às 9 horas, com o recebimento de diplomas pelos estudantes eleitos, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A solenidade de posse deverá ser realizada no Plenarinho Prado Júnior com a presença do presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT), que entregará o Legislativo nas mãos dos “parlamentares do futuro”.
Após a solenidade de posse, o mais velho entre os estudantes que participam do projeto conduzirá a eleição da Mesa Diretora, conforme regimento da Alepi. Durante os três dias, os estudantes irão experienciar o trabalho legislativo, apresentando, discutindo e votando projetos.
“Vejo essa oportunidade no Parlamento como uma grande oportunidade de ser cúmplice na prosperidade e progresso do nosso estado. Juntos por um Piauí melhor e também uma sociedade melhor e mais estruturada”, comenta o jovem parlamentar João Pedro, de Campo Maior.
A perspectiva de Pedro Victor, estudante eleito em Piripiri, é usar a oportunidade para contribuir para o estado.
“Minha expectativa com esse projeto é defender e garantir o cumprimento daquilo que a gente propôs no partido, das propostas que a gente elaborou e que vão impactar diretamente na vida dos estudantes e no Piauí como um todo”, disse o estudante.
Confira a programação oficial do projeto:
Dia 26/02
07:00 - Café da manhã
08:00 - Saída do hotel
09:00 - Diplomação no TRE
10:00 - Sessão de posse na ALEPI
11:00 - Eleição da Mesa Diretora
12:00 - Coletiva de imprensa na ALEPI
13:00 - Almoço
15:00 - Atividade cultural
20:00 - Retorno para o hotel
Dia 27/02
07:00 - Café da manhã
08:00 - Saída do hotel para a ALEPI
08:30 - ALEPI: Visita guiada e participação nas comissões técnicas
11:00 - Sessão plenária
12:00 - Retorno para hotel
12:30 - Almoço
14:00 - Retorno para a ALEPI (Atividades parlamentares)
16:00 - Visitas Institucionais
18:30 - Retorno para o hotel
19:30 - Jantar
Dia 28/02
07:00 - Café da manhã
08:00 - Saída do hotel para a ALEPI
08:30 - Atividades parlamentares
11:00 - Sessão plenária
12:30 - Almoço
15:00 - Saída para Zoobotânico
17:00 - Retorno ao hotel
17:30 - Chegada no hotel
19:30 - Saída para o jantar
21:30 - Retorno para hotel
Fonte: Alepi