Política

Alepi homenageia pesquisadora que reverteu premiação em pesquisas no Piauí

Lilian Catenacci é natural de São Paulo e professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Da Redação

Quinta - 16/03/2023 às 08:52



Foto: Jarbas Santana Professora Lilian Catenacci e Franzé Silva
Professora Lilian Catenacci e Franzé Silva

A professora Lilian Catenacci, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu nesta quarta-feira (15) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o título de cidadania piauiense. A honraria foi proposta pelo presidente da Alepi, Franzé Silva (PT).

Lilian foi uma das 113 mulheres a receber o Prêmio para Mulheres na Ciência, na categoria Ciências da Vida. A premiação é uma parceria entre Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e L’Oréal Paris, e está em sua 16ª edição.

A premiação da professora será revertida em pesquisas locais relacionadas às coronaviroses. Em seu discurso, Franzé destacou o esforço que ela dedica para transformar suas pesquisas científicas em políticas públicas.

Muito emocionada, a homenageada lembrou as apreensões e o medo da mudança de uma cidade como São Paulo para o interior do Piauí e a sua experiência de valorização por parte do povo da cidade de Bom Jesus por seu ofício de professora. Lilian agradeceu o acolhimento também na UFPI, através da professora Nadir Nogueira e de seus alunos no projeto Criando Asas.

Em seu discurso, Lilian ressaltou a importância das pesquisas na área da virologia, como sobre dengue, Covid-19 e outras. Lilian Catenacci citou o apoio da UFPI, de seus alunos e de vários órgãos públicos do estado e de municípios pelo avanço das pesquisas em agro-virologia no Piauí.

Lilian Catenacci é natural de São Paulo, com mestrado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e doutorado pelo Instituto Evandro Chagas (PA), tornando-a uma pesquisadora da área de virologia que conhece bem o Brasil e suas necessidades na área de saúde e meio ambiente. Além disso, a homenageada viveu por 10 anos no interior do Piauí, onde fortaleceu seus laços com o estado.

Os deputados Hélio Isaías (PT) e Hélio Rodrigues (PT) conduziram a homenageada até o plenário. A solenidade foi prestigiada por vários pesquisadores, alunos e professores da UFPI.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: