Política

SENADO

Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias e critica governo

Davi Alcolumbre anunciou cancelamento da sabatina de Jorge Messias após governo Lula não enviar mensagem com indicação ao Senado

Da Redação

Terça - 02/12/2025 às 17:25



Foto: Reprodução Presidente do Senado, Davi Alcolumbre estaria insatisfeito com indicação de Jorge Messias para vaga no STF
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre estaria insatisfeito com indicação de Jorge Messias para vaga no STF

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), cancelou a sabatina de Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF), que estava marcada para 10 de dezembro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Alcolumbre alegou que foi "surpreendido" pela omissão do Palácio do Planalto em enviar a mensagem presidencial oficializando o nome do advogado-geral da União. Sem esse documento, o rito completo para a sabatina não pode ser cumprido.

O presidente do Senado criticou duramente a estratégia do governo, que estaria postergando o envio da mensagem por falta dos votos necessários para a aprovação de Messias. "Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes. É uma interferência no cronograma da sabatina, prerrogativa do Poder Legislativo," declarou Alcolumbre em nota.

Ele afirmou que o calendário inicial tinha como objetivo assegurar a conclusão da atribuição constitucional do Senado ainda em 2025, evitando a postergação para o próximo ano.

Mal-Estar no Senado

A decisão de Alcolumbre é vista por senadores como uma reação à escolha de Messias. Sabe-se que o presidente do Senado demonstrou insatisfação com a indicação, preferindo o nome do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Nos bastidores, há a percepção de que Alcolumbre agiu para evitar que o governo tivesse tempo para organizar sua base e garantir a aprovação de Messias, que tem feito um intenso "beija-mão" na Casa em busca de apoios.

A dificuldade da indicação também se manifesta no cancelamento de encontros de Messias com senadores, incluindo uma reunião articulada com parlamentares do PL e do Novo, que só deve ocorrer após o envio da mensagem oficial do governo. Messias tenta, sem sucesso, marcar reuniões com Alcolumbre e Pacheco para desfazer o mal-estar.

Fonte: O Globo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: