
A comissão de sindicância formada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) para apurar as condutas do aluno Thiago Mayson da Silva Barbosa, acusado de matar de estuprar e matar a estudante Janaína Bezerra, de 22 anos, decidiu pela expulsão dele. O crime ocorreu na madrugada de 28 de janeiro, na UFPI, no bairro Ininga, em Teresina.
Thiago Maryson está preso desde o dia do crime. Ele é matriculado no curso de mestrado de Matemática da UFPI. A sindicância emitiu o relatório e encaminhou ao reitor da instituição, professor Gildásio Guedes, que já encaminhou o documento para a Procuradoria Jurídica e assim concluir o processo de expulsão de Thiago.
Outra investigação semelhante está em andamento e apura o Programa de Pós-graduação do Departamento de Matemática, do qual o suspeito fazia parte. A investigação busca identificar como Thiago teve acesso à sala onde ocorreu o crime e se outros estudantes também têm livre acesso à sala de pós-graduação.
Thiago Barbosa foi denunciado por homicídio com duas qualificadoras: meio cruel e feminicídio; e outros três crimes: estupro de vulnerável, fraude processual e vilipêndio de cadáver. Ele será julgado pelo Tribunal Popular do Júri.