Polícia

DRONES

Teresina terá policiamento com drones em Operação de Natal e Ano Novo

Segundo a Polícia Militar, com um único equipamento é possível cobrir uma área de até 5 a 6 km rapidamente

Da Redação

Sexta - 18/12/2020 às 17:52



Foto: Divulgação/PM Teresina terá policiamento com drones em Operação de Natal e Ano Novo
Teresina terá policiamento com drones em Operação de Natal e Ano Novo

Na manhã desta sexta-feira (18), a Polícia Militar do Piauí fez o Lançamento do Policiamento com Drones na Operação Natal e Ano Novo Seguros, na Praça Pedro II, no Centro de Teresina, através da Diretoria de Inteligência, BOPE e BPRONE.

O Tenente Vitor da Diretoria de Inteligência falou da importância do policiamento com drones.  “Esse policiamento é importante, pois com um único equipamento é possível cobrir uma área de até 5 a 6 km rapidamente, e não há trânsito, nem barreira física de um prédio, sendo assim possível visualizar tudo lá de cima e orientar as viaturas que estão embaixo, de como proceder e de que forma chegar melhor ao local do delito, ou seja, o policial consegue visualizar uma situação de forma mais ampla. Os drones da polícia militar têm autonomia de voo, possuem três baterias e cada bateria dura 30 min de voo totalizando 1h30 e conseguem atingir uma velocidade de até 70 km por hora e distância de até 7km do operador, sem barreira física”.

Para o Diretor de Inteligência, TC Galvão, esse serviço vai auxiliar muito policiamento ostensivo. “Teremos uma visão diferenciada e privilegiada. As informações colhidas pelos drones serão filtradas e passadas para policiamento ostensivo que está na área. Eles serão utilizados em todas as modalidades de policiamento, nas grandes concentrações de público, como no Centro, Bairro Dirceu e Parque Piauí e também em locais da Zona Leste. O policiamento com esse equipamento ocorrerá até o término das festas de final de ano.

De acordo com o Coordenador Geral de Operações, Cel Rodrigues a Operação Natal e Ano Novo Seguros seguirá ocorrendo nas áreas comerciais e principalmente no Centro da Cidade. “A Polícia Militar através dos seus grandes comandos da Capital estará todos os dias até findar e ingressarmos no ano novo com esta Operação. Estamos lançando essa ferramenta que será um policiamento integrado entre os grandes comandos e a Diretoria de Inteligência  fazendo essa interligação, no sentido que sejam captadas imagens qualificadas para auxiliar o policiamento. A base será instalada no Centro de Teresina e as informações serão perpassadas através da Diretoria de Inteligência para o policiamento que se encontra  nas ruas, motociclistas, guarnições. Então estaremos com uma verdadeira interação entre o policiamento da nossa capital.”

Segundo o Subcomandante geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, os drones são equipamentos tecnológicos que a Polícia Militar do Piauí recebeu recentemente e estão sendo atrelados ao policiamento ostensivo preventivo, principalmente neste período natalino de final de ano onde os centros comerciais recebem um grande fluxo da população. “Essa tecnologia vai auxiliar o patrulhamento a pé e motorizado, bem como os policiais que fazem parte da Diretoria de Inteligência que estarão apaisanas no meio da população com o objetivo de identificar crimes e esses policiais militares apaisanas irão direcionar o policiamento ostensivo para realizar e inibir os delitos. O policiamento será utilizado nos locais de maiores aglomerações. Nosso objetivo é utilizar a tecnologia a favor da segurança pública.

Fonte: Polícia Militar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: