Dados sobre o vandalismo contra a iluminação pública em Teresina, mostram que, entre janeiro e dezembro de 2025, foram registrados furtos de 16.113 metros de cabos em toda a capital, totalizando 211 ocorrências ao longo do ano.
A distribuição dos furtos por regiões aponta a Zona Leste como a área mais afetada. Sozinha, a região concentrou 28% das ocorrências e 35% do total de fios subtraídos, o que equivale a 5.600 metros de cabos. Na sequência, aparecem as zonas Norte (3.643m) e Sul (2.545m) como alvos frequentes desse tipo de vandalismo.
A Zona Rural, apesar de registrar o menor número de ocorrências (22), teve uma metragem significativa de material levado (2.392 metros), superando a Zona Sudeste em quantidade de cabos furtados. Os dados mostram o desafio das autoridades em monitorar a rede elétrica e combater o mercado ilegal de cobre na capital piauiense.
O Coordenador de Iluminação Pública da ETURB, Augusto César Sousa Braga Monte, destacou a gravidade dos números apresentados no relatório. “Cada ocorrência registrada em Teresina, representa um ponto da cidade que fica às escuras, prejudicando diretamente a segurança e o bem-estar do cidadão teresinense”, avaliou.

O diretor-presidente da ETURB, Vicente Moreira Filho, alertou para o impacto financeiro que esses crimes causam à gestão municipal. “Além do prejuízo social, o roubo de cabos provoca um dano significativo aos cofres da Prefeitura Municipal de Teresina. É um recurso público que precisa ser reinvestido continuamente apenas para repor o que foi destruído ou levado, impedindo que esses valores sejam aplicados na ampliação e modernização da rede de iluminação de outras comunidades que ainda necessitam de melhorias”, disse.
Fonte: Prefeitura de Teresina