
Foi preso, na praia Pedra do Sal, em Parnaíba, um homem de 30 anos, identificado como Manoel Monteiro de Lima, flagrado tentando afogar dois filhotes de cachorro no mar, neste domingo (13).
De acordo com o major Freitas, da 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ªCIPA), testemunhas denunciaram que o suspeito jogava repetidamente os animais na água, mesmo após pedidos para que parasse. Vídeos gravados por banhistas mostram o momento em que Manoel arremessa os filhotes para o alto e dentro do mar.
Visivelmente alterado e sob efeito de álcool, Manoel foi detido pela Polícia Militar e encaminhado à Central de Flagrantes. Segundo o delegado Rodrigo Mello, ele foi autuado por maus-tratos a animais, crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), considerado inafiançável. "Apesar dos pedidos para interromper o que estava fazendo, ele persistia na prática, agressivo e embriagado", disse o delegado.
Na delegacia, o suspeito alegou que apenas se banhava com os animais no mar e que um dos cães seria seu, enquanto o outro pertenceria à sua mãe. A versão, no entanto, não convenceu os agentes. Ambos os filhotes apresentavam lesões no corpo, segundo a 2ªCIPA.
Manoel deverá passar por audiência de custódia. Caso condenado, a pena prevista para maus-tratos é de seis meses a um ano de detenção, além de multa, que pode chegar a R$ 5 mil.
Fonte: PMPI