
O empresário José Raimundo Oliveira, dono da loja JR Rações, foi preso em uma operação da Polícia Civil do Piauí nesta quarta-feira (08), na avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina. O empresário é acusado de traficar sedativo usado como droga sintética em festas eletrônicas e enviar para o Distrito Federal.
O empresário é investigado por comprar a substância cetamina, que é utilizada como anestésico para cavalos, e revender para uma organização criminosa com atuação em Brasília, que usava para fabricar uma droga sintética.
A prisão do empresário faz parte de uma operação deflagrada no Distrito Federal, Piauí e em Goiás. Ao todo, 40 mandados judiciais foram cumpridos, sendo duas prisões preventivas quatro temporárias, 18 mandados de busca e apreensão, além de 16 ordens de bloqueio de contas bancárias e bens em valores que atingem mais de R$ 3,5 milhões.
Em Teresina, a ação foi realizada pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), em parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal. Os mandados foram cumpridos nos bairros Vale do Gavião, São João, Tabajara e na loja de produtos veterinários na Avenida João XXIII.
Segundo a coordenadora do DENARC, delegada Alexandra Santos, foi apreendida grande quantidade de cetamina, quetamina ou ketamina, também conhecida Special K.
“Foi preso no Distrito Federal um grande traficante de droga sintética e através de investigação conseguiram identificar que o vendedor da substância, que é essa cetamina, era daqui do Piauí, dono de uma loja de produtos veterinários. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos filhos do suspeito”, informou a delegada.
A delegada explicou que a cetamina é um anestésico altamente potente, que vem sendo utilizado para a fabricação de droga sintética chamada ‘ketamina’. No caso investigado, a venda era feita de maneira irregular, porque a medicação é de uso controlado.
Ainda segundo a polícia, a droga era enviada de Teresina para Brasília em um ônibus, com a ajuda de um funcionário. O funcionário da empresa de ônibus foi preso em Brasília.