A Polícia Civil do Piauí atualizou o número de presos na operação deflagrada na manhã desta terça-feira (27), em seis bairros da zona Norte de Teresina. A ação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) teve como principal objetivo coletar informações para investigações em andamento e futuras operações, e resultou na prisão de 10 pessoas suspeitas de fazer parte de facção criminosa.
Além disso, foram apreendidas 5 armas de fogo, drogas, dinheiro, 11 celulares e um tablet. Os policiais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão nos bairros Santa Maria, Leonel Brizola, Aroeira, Monte Verde, Parque Brasil e Monte Alegre.
Segundo o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, entre as cinco armas apreendidas, três eram de fabricação caseira, e uma delas possuía símbolos referentes a uma facção criminosa.
"Em uma das armas, encontramos várias gravações, incluindo símbolos que fazem alusão a uma facção criminosa, além do próprio nome da facção gravado na arma", informou.
A ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico e das 7ª, 9ª e 22ª Delegacias de Polícia Civil.
Adolescente disse que assumiria boca de fumo dos pais
Após presenciar a prisão dos pais durante a ação, um adolescente de 16 anos surpreendeu os policiais ao dizer que assumiria o comando de uma boca de fumo.
"Eu estava saindo e um jovem de 16 anos virou para mim e disse: 'Vocês podem levar eles que agora eu vou assumir a boca de fumo' ", conta o delegado Charles Pessoa.