
A Polícia Militar do Piauí (PMPI) realizou, nesta terça-feira (22), no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Teresina, a tradicional solenidade em comemoração ao Dia de Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, incluindo o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, e o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes.
Durante a cerimônia, foram entregues seis novas viaturas e diversos equipamentos às forças de segurança, como parte de um investimento de R$ 8,5 milhões destinado ao fortalecimento da segurança pública. Entre os materiais recebidos estão 250 coletes balísticos, 5.053 espargidores de gás, 154 dispositivos de condução elétrica (tasers) e duas mil capas de chuva.
Além da entrega de equipamentos, a solenidade incluiu o tradicional desfile da tropa e a concessão de medalhas a policiais militares por tempo de serviço e mérito operacional. Ao todo, mais de 1.180 medalhas foram entregues a oficiais e praças da corporação. O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, destacou que a entrega das honrarias foi realizada de forma mais humanizada e democrática, reconhecendo todos os policiais que têm direito às medalhas por tempo de serviço.
Durante o evento, a 2º sargento Thaise de Carvalho, com 17 anos de atuação na PM e atualmente na Gerência de Operações Aéreas, expressou sua gratidão pela trajetória na corporação, "É gratificante ter passado todos esses dez anos pertencendo a essa instituição que presta serviços tão relevantes para a sociedade. É só gratidão."
Solenidade contou com homenagens a mais de 1.180 policiais e reforço de R$ 8,5 milhões na segurança - CCOM/PI
A 3º sargento Marta Santos, homenageada com a medalha pelos 20 anos de serviço, compartilhou a emoção do momento. "A sensação é indescritível. Enquanto esperava para receber a medalha, eu lembrava de quando entrei, em 2000. Vieram à mente todas as etapas dessa trajetória — tantas lutas, tantas pessoas que conhecemos ao longo do caminho, tantas histórias vividas. Estar na Polícia Militar, para mim, é como estar em uma família. Foi aqui que aprendi, que cresci, é aqui que eu sobrevivo junto com a minha família. Enfim, é um momento de muita gratidão, muito importante para mim."
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, parabenizou os policiais homenageados e ressaltou a importância da data, "A solenidade é para a gente sempre relembrar esse herói da pátria, o Tiradentes, que lutou pela nossa independência, pela nossa liberdade e que é patrono da Polícia Militar. Ao homenageá-lo, a gente homenageia todos esses homens e todas essas mulheres que fazem a segurança pública do Estado."
O evento também marcou a entrega do "Espadim Tiradentes" aos alunos do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da PMPI, arma simbólica que os cadetes poderão utilizar em atos solenes. Além disso, o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, anunciou que até julho deste ano mais de mil novos soldados serão convocados para integrar a Polícia Militar do Piauí, reforçando o efetivo e contribuindo para a segurança do estado.
A solenidade reafirma o compromisso da PMPI com a valorização de seus profissionais e o investimento contínuo na melhoria das condições de trabalho, visando uma atuação mais eficiente e humanizada na proteção da sociedade piauiense.
Fonte: CCOM/PI