VOEPASS
Teresinha Ferreira
07 de agosto de 2026 às 00:42 ▪ Atualizado há 1 hora
A Polícia Federal (PF) indiciou 16 pessoas nesta quinta-feira (6) pela queda de um avião da Voepass Linhas Aéreas em Vinhedo (SP), ocorrida em agosto de 2024. Todas estão ligadas à companhia, incluindo o presidente José Luiz Felício Filho.
A tragédia com o ATR 72-500 resultou em 62 mortos. Os indiciados estão proibidos de deixar o país enquanto o Ministério Público Federal (MPF) analisa o inquérito para possíveis denúncias.
De acordo com a PF, 15 pessoas foram indiciadas pelo crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, incluindo diretores, mecânicos e chefes de manutenção. Um comandante foi indiciado por falsidade ideológica. As penas podem chegar a 24 anos de prisão em casos de morte.
A investigação revelou falhas graves, como a autorização de voo apesar de sistemas de degelo e limpadores de parabrisas inoperantes. Pilotos não reportaram problemas anteriores, conforme orientação da companhia, para evitar a suspensão da aeronave.
A Polícia Federal pediu que dados do inquérito sejam compartilhados com a Anac e a Procuradoria da República para verificar eventuais omissões na fiscalização.
Familiares das vítimas consideraram a operação da Voepass como criminosa. A Associação de Familiares planeja ações judiciais contra a companhia por danos morais.
Fonte: Agência Brasil
CONDENAÇÃO
COMBATE AO TRÁFICO
BUZZI PERDE CARGO
INVESTIGAÇÃO STF
PENAS AMPLIADAS
OPERAÇÃO POLICIAL