Polícia

Polícia Federal deflagra 3ª fase da Operação Topique e cumpre mandados na Seduc

As equipes também cumprem mandados na casa do governador Wellington Dias

Alinny Maria

Segunda - 27/07/2020 às 08:13



Foto: Arquivo do Piauí Hoje Policiais cumpre mandados em ação midiática na Seduc
Policiais cumpre mandados em ação midiática na Seduc

A  Polícia Federal deflagrou a terceira fase da operação Topique na manhã desta segunda-feira (27). No total, 12 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Teresina e Brasília (DF). Mais uma vez as equipes da PF vasculham a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e agora, os mandados também são cumpridos na residência da ex-secretária de Educação, a primeira-dama Rejane Dias (PT).

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Piauí e a ação acontece em parceria com a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal. A operação Topique investiga um suposto esquema criminoso para fraudar licitações de transporte escolar.

As investigações iniciaram ainda em 2018, quando foram deflagradas as operações Topique e Satélites, ocorridas em agosto de 2018 e em setembro de 2019 para investigar os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação praticados no âmbito da Secretaria de Educação do Estado do Piauí. 

Segundo a PF, servidores públicos da Seduc e empresários teriam se associado para superfaturar contratos de transporte escolar relacionados a locação de veículos. Foram desviados no mínimo, R$ 50 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).  

Depois das duas fases da operação Topique, a PF levantou que o Governo do Piauí continuou mantendo contratos ativos com as empresas envolvidas no esquema criminoso, que totaliza o valor de R$ 96,5 milhões. Nesta nova fase, as ordens judiciais têm o objetivo de aprofundar as investigações sobre o recebimento e solicitação de bens e valores, diretamente ou por intermediários, por agentes públicos que faziam parte do comando da Seduc no período da investigação.

Busca e apreensão

Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na residência do governador Wellington Dias (PT) e da deputada federal Rejane Dias (PT), que era secretária de Educação do Piauí quando as investigações tiveram início. Também há agentes no gabinete de Rejane na Câmara dos Deputados e na casa de um irmão dela, em Brasília. Por último, as equipes buscam novas provas na sede da Seduc, no Centro Administrativo, em Teresina. 

Nota da Seduc:

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) informa que está colaborando plenamente com a investigação em curso da Polícia Federal e sempre se colocou à total disposição dos órgãos de controle para esclarecer quaisquer questionamentos, visando a transparência e o correto funcionamento da administração pública.

Aguarde mais informações!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: