A Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram, na noite dessa quinta-feira (8), uma operação integrada contra à facção criminosa Bonde dos 40, que resultou na apreensão de uma cartilha disciplinar usada como código interno do grupo. A ação ocorreu simultaneamente em diferentes zonas da capital e levou à prisão de 11 pessoas, além da apreensão de drogas, armas de fogo, uma espada, munições e dinheiro em espécie.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), o documento funciona como um código interno que estabelece normas de comportamento e disciplina para os integrantes da facção, evidenciando o alto grau de organização do grupo criminoso.
O delegado ressaltou que o material demonstra o nível organizacional dessas facções. Trata-se de um código de conduta próprio, que rege as ações dos membros dentro da estrutura criminosa.
"O que chama atenção é que, assim como a legislação, esses códigos de conduta também passam por atualização. A última atualização desse código foi no dia 2 de abril de 2020".
O delegado Samuel Silveira, do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), ressaltou que o principal objetivo da operação foi combater o tráfico de drogas comandado por facções criminosas atuantes na capital.
“O foco foi enfrentar o tráfico de drogas realizado por meio das organizações criminosas, especialmente a facção Bonde dos 40. O resultado foi muita droga apreendida, várias armas de fogo e 11 criminosos a menos nas ruas de Teresina".
Entre os detidos está um casal suspeito de atuar na comercialização de entorpecentes em Teresina há pelo menos dois meses. Durante o cumprimento dos mandados de busca, o homem tentou se desfazer de um aparelho celular, arremessando-o para fora do imóvel no momento da abordagem policial.

A operação mobilizou mais de 200 policiais e integra as ações do Pacto pela Ordem, iniciativa que visa fortalecer o combate ao crime organizado no estado.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), esta foi a primeira grande operação integrada das forças de segurança em Teresina em 2026. Ao todo, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em todas as zonas da capital. A ofensiva contou com a participação de unidades especializadas da Polícia Militar, como o DGO, RONE e BEPI, além de equipes da Polícia Civil, por meio do DENARC e do DRACO.
A ação reforça a estratégia de atuação conjunta no enfrentamento ao tráfico de drogas, na desarticulação de facções criminosas e no fortalecimento da segurança pública em todo o estado.
Fonte: SSP-PI