Polícia

PF deflagra operação para combater fraude bancárias e cumpre mandados em Teresina

Estão sendo cumpridos 20 mandados judiciais na capital piauiense

Da Redação

Terça - 02/08/2022 às 10:10



Foto: Divulgação PF deflagra operação para combater de fraudes bancárias eletrônicas
PF deflagra operação para combater de fraudes bancárias eletrônicas

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (02), a 'Operação Não Seja um Laranja', cujo o objetivo é desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país. Estão sendo cumpridos 43 mandados de busca e apreensão no Piauí e mais 12 estados. O montante de fraudes bancárias eletrônicas investigadas totaliza R$ 18,2 milhões.

As equipes da PF fazem buscas no Distrito Federal, Goiás, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e no Distrito Federal. 

No Piauí, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Teresina. Com os investigados, foram apreendidos diversos documentos e cartões bancários em nome de terceiros, que indicam o uso em fraudes.

"Nos últimos anos, a Polícia Federal detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas, no jargão policial, como “Laranjas", informou a PF em nota. 

Emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, a qual tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

Tentáculos

A ação é resultado de mais uma iniciativa da Força-Tarefa Tentáculos, instituída pela Polícia Federal para a repressão a fraudes bancárias eletrônicas, a qual envolve esforço cooperativo e integração com as Polícias Civis e as instituições bancárias, por meio da Febraban. Destaca-se o apoio operacional da Unidade Especial de Investigação a Crimes Cibernéticos, a qual iniciou as atividades recentemente e já tem participação em sua segunda operação de grande porte. Durante cumprimento de mandado em Cáceres/MT, um homem foi preso em flagrante com três kg de maconha e cocaína.

Vereador piauiense é assassinado durante briga em São Paulo

Coronel Walker Prado troca tiros com assaltantes no bairro Morada do Sol e sai ferido

Morre no HUT segundo envolvido em briga familiar; 3ª vítima segue em estado grave

Fonte: Polícia Federal

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: