Polícia

Integrantes do PCC e Bonde dos 40 são presos em Teresina

Os alvos da operação são membros Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Bonde dos 40 (B40)

Alinny Maria

Terça - 14/01/2020 às 09:12



Foto: Arquivo/Polícia Civil Policial civil em operação
Policial civil em operação

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), deflagrou a 'Operação Codinomes' na manhã desta terça-feira (14) para dar cumprimento a 26 mandados de prisão e 28 mandados de busca e apreensão. Os alvos da operação são integrantes de facções criminosas e os mandados estão sendo cumpridos no Piauí, Maranhão e São Paulo.

O secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, confirmou que as equipes conseguiram prender 26 pessoas envolvidas em facções, principalmente especializadas no tráfico de drogas.  No Piauí, as prisões ocorreram em Teresina e em Demerval Lobão.

As investigações tiveram início no ano de 2019, quando a  Delegacia de Prevenção e Repreensão à Entorpecentes (DEPRE) passou a investigar o tráfico de drogas cometido por integrantes de facções criminosas, com a parceria com a Diretoria de Inteligência (DINT/SSPPI) e troca de informações com a (DINT-SEJUS), além de outras Delegacias de Polícia Civil do Piauí e Maranhão. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), foram verificadas conexões entre investigados por tráfico de drogas nos Estados do Piauí, Maranhão e São Paulo sendo que suas relações convergiram para facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Bonde dos 40 (B40). "Durante as investigações verificou-se que os alvos eram envolvidos direta ou indiretamente com o tráfico de drogas e que se utilizavam da facção criminosa para ter apoio, muitas vezes operacional, não só no cometimento deste crime, mas também de vários outros, como homicídio e roubos", disse a nota da SSP-PI.

A operação tem esse nome porque os alvos utilizam-se de outros nomes para esconder sua verdadeira identidade. A operação teve o apoio do  GAECO (MP-PI), do operacional da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, Força Tarefa da SSP-PI, Delegacia Geral de Polícia Civil, POLINTER, DHPP, D.O.E/GRECO, DICAP, GPE, Delegacias de Polícia Civil da capital e região Metropolitana, BOPE-PMPI, RONE/ PMPI e DENARC/MA.


Fonte: SSP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: