Polícia

PRISÃO

Deflagrada nova operação contra facções criminosas no Piauí e Maranhão

No total, 11 pessoas foram presas, incluindo um dos líderes do tráfico de drogas no bairro Mafrense, em Teresina

Da Redação

Quarta - 26/06/2024 às 08:23



Foto: Divulgação/SSP-PI Um dos presos é líder do tráfico de drogas no bairro Mafrense
Um dos presos é líder do tráfico de drogas no bairro Mafrense

Uma nova operação policial foi deflagrada nos estados do Piauí e Maranhão nesta quarta-feira (26), com o objetivo de combater um núcleo da facção Bonde dos 40. Estão sendo cumpridos 29 mandados, 10 de prisão e 19 de busca e apreensão, em Teresina, no litoral do Piauí e em Timon, no Maranhão. No total, 11 pessoas foram presas durante a ação e foram apreendidos armas de fogo, munições, dinheiro, aparelhos celulares, jóias e 02 veículos.

A polícia confirmou a prisão de um dos líderes do tráfico de drogas no bairro Mafrense, zona Norte de Teresina. A ação também foi realizada nos bairros Parque Brasil, Memorare, Nova Brasília e Centro. Além disso, mandados foram cumpridos na zona rural de Timon (MA) e no município de Ilha Grande (PI).

“Prendemos um dos principais líderes de uma organização criminosa que atua na zona norte da capital, o Reginho,. Ele comandava um núcleo familiar dentro dessa organização e possui envolvimento com homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa, há mais de duas décadas. Além dele, também foram presos seu genro e dois sobrinhos”, informou o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa.

Esta é a terceira operação que tem esse grupo criminoso como alvo. “Em razão desse volume de operações e prisões houve uma desavença dentro de uma organização criminosa que já atuava na região norte de Teresina. Quando isso aconteceu, o Reginho, um dos líderes, migrou para outra organização e passou a coordenar essa célula na região do Mafrense, juntamente com os seus dois filhos. Identificamos essa situação e deflagramos a primeira operação”, pontuou o delegado.

A primeira operação, deflagrada no dia 3 de abril na zona norte de Teresina e em Timon (MA), culminou na prisão de uma pessoa e na apreensão de uma pistola, um fuzil, um revólver e mais de 150 munições. Os policiais também conseguiram reunir informações sobre a atuação do grupo criminoso, essenciais para a realização de outras operações.

No dia 24 maio, o DRACO deflagrou a segunda operação com foco nessa organização criminosa, onde um dos filhos do Reginho e outras duas pessoas foram presas, além da apreensão de armas e dois veículos. No dia 28 de maio, o 9° Batalhão da Polícia Militar apreendeu mais de 40 kg de pasta base de cocaína que pertencia a esse núcleo criminoso.

O delegado Charles Pessoa destacou que, em um intervalo de dois meses, foram realizadas 4 ações exitosas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), coordenadas pelo DRACO, que resultaram na apreensão de 01 fuzil, 02 pistolas, 02 revólveres, 150 munições, 04 veículos e mais de 40 mil reais em dinheiro.  

"Um dos filhos do Reginho ainda se encontra foragido, mas estamos trabalhando para realizar sua prisão muito em breve", finalizou o delegado, que avaliou em cerca de R$ 1 milhão o prejuízo causado pelas operações à organização criminosa.

A operação Draco 133 é uma ação Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), e conta com o apoio da Polícia Civil de Timon, do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Teresina.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<