
O Governo do Piauí autorizou a realização de um novo concurso público para a Polícia Civil do Estado, com 200 vagas imediatas distribuídas entre os cargos de delegado, oficial investigador e perito oficial criminal. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 23.950 e será publicada no Diário Oficial do Estado nessa quarta-feira (9).
De acordo com o decreto, serão ofertadas 30 vagas para delegado de polícia, 150 para oficial investigador e 20 para perito oficial criminal, sendo 10 para perito criminal, 9 para médico-legista e 1 para odonto-legista. O decreto também autoriza a formação de cadastro de reserva com o mesmo número de vagas por cargo.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas para o reforço da segurança pública, dentro do programa estadual denominado Pacto pela Ordem.
A organização do concurso ficará sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), que terá um prazo de até oito meses para publicar o edital. O certame deverá incluir provas objetivas, provas de títulos (conforme o cargo), além de etapas físicas e psicotécnicas, obedecendo aos critérios técnicos e legais.
A expectativa do governo é que o novo concurso contribua para o fortalecimento das investigações criminais e ampliação da presença da Polícia Civil em áreas com maior incidência de violência no estado.
Fonte: SSP-PI