Polícia

OPERAÇÃO

Corpo de adolescente executada em tribunal do crime é encontrado em Pedro II

Um membro do Comando Vermelho morreu em confronto com a polícia durante a ação; outros dois foram presos

Da Redação

Quinta - 08/08/2024 às 11:32



Foto: Reprodução Wanderson foi preso durante a operação em Pedro II
Wanderson foi preso durante a operação em Pedro II

Um corpo foi localizado em uma fossa de uma residência no bairro Boa Esperança, no município de Pedro II, na manhã desta quinta-feira (8). A polícia suspeita que o corpo seja de uma adolescente de 14 anos, identificada como Giovanna Maria de Oliveira, que estava desaparecida desde o dia 22 de julho.

O corpo foi encontrado durante operação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) da Polícia Civil do Piauí. Um homem identificado como Cahoeira morreu em confronto com a polícia durante a ação, e outras duas pessoas foram presas.

O corpo estava escondido na fossa da residência

Alvos eram faccionados

Um dos presos, identificado como Wanderson, assumiu ter matado Giovanna com dois tiros na cabeça, durante um "tribunal do crime", liderado por Cachoeira, Beira-mar e Pirrolinha. A residência onde o corpo foi encontrado é do próprio Cachoeira, mas havia sido alugada por Wanderson.

Segundo a polícia, os criminosos fazem parte da facção Comando Vermelho. Cachoeira teria uma extensa ficha criminal no Ceará e estava envolvido em diversos crimes e homicídios no Piauí, em especial em Pedro II.

Cachoeira executava membros de facções rivais sob ordens do Comando Vermelho, com o apoio de Wanderson, que fornecia drogas e armas de fogo. Até o momento, a polícia conseguiu constatar o envolvimento de Cachoeira em 5 homicídios de membros de facções rivais, conforme confissão de seus cúmplices. Na casa dele, foram apreendidas uma arma de fogo, drogas, dinheiro e balanças para pesar entorpecentes.

Wanderson recebia ordens de um dos líderes da facção no Rio de Janeiro e controlava o tráfico de drogas na região de Pedro II, recebendo entorpecentes do Ceará. Segundo a polícia, Wanderson dava apoio logístico a comparsas como Cachoeira e Beira-mar, os dois principais executores da facção na região. Ele alugava casas e fornecia armas para a realização dos crimes.

Material apreendido na ação

A operação

A Operação Draco 143 cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em Pedro II, visando desarticular uma organização criminosa envolvida com diversos homicídios e tráfico de drogas. Foram apreendidas armas, grande quantidade de entorpecentes e dinheiro.

A operação contou com a colaboração da Delegacia de Pedro II, do Batalhão Especializado de Polícia do Interior (BEPI), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar, do ROCAM de Teresina, da Guarda Municipal de Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal.

O delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, detalhou a operação. Confira:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: