Polícia

Cocaína avaliada em R$ 25 milhões é incinerada em cerâmica na zona Sul

Polícia Civil continuará investigando rota do tráfico internacional com passagem pelo Piauí; Presos na operação podem fazer delação premiada

Valciãn Calixto

Sexta - 13/12/2019 às 14:20



Foto: Divulgação/SSP-PI Droga foi queimada em fornos de cerâmica da região Sul de Teresina
Droga foi queimada em fornos de cerâmica da região Sul de Teresina

A tonelada de cocaína apreendida na última terça-feira (11) em Teresina foi incinerada na manhã desta sexta-feira (13). A droga estava avaliada em R$ 25 milhões e tinha como destino a Europa, seguindo rota do tráfico internacional, conforme informações da operação policial que resultou na prisão de sete pessoas, incluindo três pilotos, e apreensão de duas aeronaves, sendo um helicóptero e um avião bimotor. A droga foi incinerada no pólo cerâmico da zona Sul da capital.

De acordo com o delegado Tales, a queima da droga é uma determinação da lei de combate ao tráfico que exige no ato da queima a presença de autoridades do sistema de justiça criminal e vigilância sanitária. "A incineração foi acompanhada pessoalmente pelo secretário de segurança Fábio Abreu e pela promotora de justiça Ana Cecília que finalizou o ato", informou.

“Tivemos a preocupação de solicitar esse procedimento o mais rápido possível para que a droga não ficasse nas dependências das unidades policiais”, disse o secretário de Segurança Pública do Estado, Fábio Abreu.


A operação contou com esforço integrado entre as equipes do Grupo de Repreensão ao Crime Organizado (GRECO), Batalhão de Operações da PM-PI, Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Delegacia de Entorpecentes (DEPRE), que classificaram como “a maior apreensão de cocaína do estado do Piauí”.

Sete pessoas foram presas:

André Luís de Oliveira Cajé Ferreira - piloto de avião
Alexandre Vagner Ferraz - piloto de avião
Alexandro Vilela de Oliveira
Vagner Farabote Leite - piloto de helicóptero
Renato Solon Gondim Magalhães- piloto de avião
João da Cruz Marques
Alexandre Barros Pereira de Meneses.

Segundo o delegado Tales Gomes, “o grupo de pessoas estava atuando no tráfico internacional de drogas e tinha Teresina como ponto de apoio em que faziam uso de sítios na nossa zona rural afim da droga ser remetida para Fortaleza e de lá para o exterior”.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: