
Em Picos, município na região Sul do Piauí, dois caminhoneiros, sendo um de 28 e outro de 31 anos, foram autuados por portarem 30 comprimidos de 'rebite'. Em escala de revezamento na condução de um veículo, eles usavam o medicamento para inibir o sono, de forma a prolongar o tempo acordado e assim poderem dirigir por longas distâncias.
A dupla foi autuada por Policiais Rodoviários Federais por portar drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. O medicamento foi encontrado pelos policiais no interior do veículo. Apesar de não apresentarem sintomas que estariam sob o efeito de drogas, os condutores confirmaram aos policiais que utilizavam o medicamento para ficarem acordados durante as viagens.
Questionados pelos policiais, os motoristas informaram que haviam comprado a droga na Ceasa em Juazeiro, ainda no Estado da Bahia.
A ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal na comarca de Picos para os procedimentos necessários. Os condutores se comprometeram a se fazerem presentes em audiência judicial referente à prática delituosa.