Está marcada para este domingo, 23, a audiência de custódia do ex-presidente Jair Bolsonaro, preso preventivamente em Brasília. Na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, audiência será realizada por videoconferência, na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.
Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmaram, na manhã deste sábado (22), que não tinham sido informados da prisão do político até as 6h40. Jair Bolsonaro é o único alvo da decisão de prisão preventiva. Os outros condenados no núcleo crucial da trama golpista não foram alvo de mandados semelhantes.
A audiência de custódia tem como objetivo analisar a legalidade da prisão e para decidir sobre a manutenção da prisão ou a aplicação de medidas cautelares.
A decisão do STF diz ainda que todas as visitas ao ex-presidente deverão ser previamente autorizadas pelo STF, com exceção da dos advogados e da equipe médica que acompanha o tratamento de saúde do réu.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, determinada após o descumprimento de medidas cautelares já fixadas pelo STF. Ele estava usando tornozeleira eletrônica e proibido de acessar embaixadas e consulados, de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras e de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por intermédio de terceiros.
Fonte: O Globo