A Polícia Federal (PF) na Bahia deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (4), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa, especializada em crimes de contrabando e descaminho de produtos eletrônicos de alto valor. Quatro servidores da Receita Federal na Bahia foram afastados de seus cargos. Ainda, foram sequestrados os bens e bloqueados valores dos investigados, que somam até R$ 20 milhões.
A Operação Handbrake busca cumprir 15 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Piauí e Pará. Em Teresina (PI), são 8 mandados de busca e apreensão.
Segundo as investigações, alguns alvos subsidiavam a saída dos produtos no exterior, enquanto outros eram encarregados de receber e distribuir o contrabando em solo brasileiro. Os servidores da Receita Federal afastados eram responsáveis pela não fiscalização dos produtos. Inclusive, esses servidores já responderam administrativamente por suposto envolvimento com alvos dessa operação.
As investigações tiveram início em janeiro de 2024. Nesse período, foram realizados três integrantes da organização foram flagrados transportando aparelhos eletrônicos irregulares, em Juazeiro (BA), Belém (PA) e Guarulhos (SP). Estima-se que o grupo tenha movimentado R$ 70 milhões, no período de abril de 2023 a agosto de 2024.
Fonte: Polícia Federal