
Um adolescente de 16 anos foi alvo de mandado de internação provisória na tarde dessa quarta-feira (23), no município de Buriti dos Lopes, acusado de envolvimento em um homicídio que aconteceu em fevereiro deste ano. Um homem identificado como Janiel Batista dos Santos Sousa, de 32 anos, foi encontrado morto e enterrado em uma cova rasa no dia 10 de fevereiro, no povoado Canto do Sapo, na zona rural do município.
O mandado de busca e apreensão (internação provisória) foi cumprido pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Buriti dos Lopes. Segundo o delegado Herbster Santos, o desaparecimento da vítima foi registrado em boletim de ocorrência no dia 1º de fevereiro de 2025. Uma semana depois, no dia 9 de fevereiro, sua motocicleta foi localizada em um matagal e o seu corpo foi encontrado um dia depois, enterrado em cova rasa. Tanto o corpo como a motocicleta foram encontrados no quintal da avó do adolescente investigado.
O corpo da vítima tinha diversas perfurações de faca, bem como com sinais de pancadas na cabeça com uso de arma contundente, segundo relatos da perita criminal, como "sinais de tortura".
"Após dois meses de investigações, usadas as técnicas policial civil de investigação, conseguiu-se fazer o elo de ligação entre o adolescente e o fato criminoso. A partir de então, foi representada pela busca e apreensão (internação provisória) dele, que foi deferido pela autoridade judicial", disse o delegado.
O adolescente foi interrogado e confessou participação no crime. "Ele narrou alguns detalhes que ainda estão sob investigação e confessou friamente que a morte e ocultação de cadáver teve sua participação. As investigações continuam com a finalidade de identificar outros possíveis participantes, seja no crime, seja na ocultação do cadáver, não podendo descartar essa hipótese até o fechamento do caso por completo", informou o delegado.
As investigações do caso contam com o apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil de Parnaíba, do Conselho Tutelar de Buriti dos Lopes, da perícia forense, do Ministério Público da comarca de Buriti dos Lopes.
"Todos têm sido de grande relevância e imprescindíveis para as investigações de crime bárbaro que comoveu o município, visto que a vítima era um cidadão de bem não envolvido com nada de ilícito", finalizou o delegado.
Fonte: SSP-PI