Uma das mais antigas reivindicações de várias comunidades do litoral do Piauí foi atendida na manhã desta terça-feira (29) pelo governador Wellington Dias. Ele ligou a chave da Estação Elevatória do Coqueiro, mais uma das etapas das obras da Adutora do Litoral, levando água potável para Barramares, Arrombado, Maramar e Macapá, povoados onde se localizam belas e paradisíacas prais do litoral piauiense.
A obra histórica, dada a sua importância para os habitantes dos municípios de Ilha Grande Parnaíba, Luis Correia e Cajueiro da Praia, é conduzida pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) em parceria com a Empresa de Águas e Esgotos do Piauí - Agespisa.
Acompanhado do coordenador do Pro Piauí, Rafael Fonteles, e de deputados e outras autoridades, o governador fez questão de ir a cada comunidade beneficiada para ligar as torneiras e mostrar que o novo sistema de abastecimento de água está funcionando muito bem.
Para Wellington Dias, a Adutora do Litoral é uma das mais importantes obras hídricas do Governo do Estado, porque vai garantir o abastecimento de água em todos os municípios e povoados da região litorânea do Piauí, beneficiando diretamente 200 mil habitantes das cidades de Luís Correia, Ilha Grande, Parnaíba e Cajueiro da Praia.
Durante a inauguração da Estação Elevatória do Coqueiro, o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, disse que nas próximas etapas da obra, serão beneficiadas as comunidades de Sobradinho, Carapebas, Mexiriqueira e Camurupim, todos em Luís Correia, bem como a sede de Cajueiro da Praia e os povoados de Barra Grande e Barrinha, naquele município.
Leonardo Sobral explicou que a Adutora do Litoral é uma obra complexa e passa por várias etapas. A primeira, foi entregue aos moradores do povoado Carnaubal início deste mês março. A segunda etapa foi entregue nesta terça-feira (29). Nos próximos meses, outras comunidades de Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, também contarão com água em suas residências.
Sobral informou ainda que, no povoado Camurupim, já estão sendo executadas obras da segunda estação elevatória e também a construção de um reservatório com capacidade de armazenar 400 mil litros de água para abastecer o município de Cajueiro da Praia e os povoados de Barra Grande e Barrinha.
O coordenador do Pro Piauí e secretário de Fazenda do Estado, Rafael Fonteles, informou que as obras da Adutora e seus ramais custaram R$ 70 milhões e foram bancadas com recursos próprios do Tesouro Estadual.
A previsão é que a obra seja totalmente até setembro deste ano. Todos os municípios do litoral do Piauí serão beneficiados com rede de abastecimento de água tratada e de boa qualidade.
O presidente da Agespisa, Genival Sales, disse que todo o sistema adutor possui cerca de 82 quilômetros de extensão, quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade "reservatório pulmão", localizada no bairro Pindorama, em Parnaíba, com capacidade de 3.540m³, o equivalente a aproximadamente 3 milhões de litros de água tratada e pronta para consumo da população.
"No total, o sistema possibilitará mais de 4,3 mil ligações domiciliares externas", disse Genivaldo.