Blog do Brandão

Blog do Brandão

OBRA HISTÓRICA

Governador inaugura nova etapa da Adutora do Litoral e leva água para milhares de pessoas

A adutora vai garantir o abastecimento de água em todos os municípios e povoados da região litorânea do Piauí

Por Luiz Brandão

Terça - 29/03/2022 às 11:28



Foto: Luiz Brandão Governador Wellington Dias entrega mais uma etapa das obras da Adutora do Litoral
Governador Wellington Dias entrega mais uma etapa das obras da Adutora do Litoral

Uma das mais antigas reivindicações de várias comunidades do litoral do Piauí foi atendida na manhã desta terça-feira (29) pelo governador Wellington Dias. Ele ligou a chave da Estação Elevatória do Coqueiro, mais uma das etapas das obras da Adutora do Litoral, levando água potável para Barramares, Arrombado, Maramar e Macapá, povoados onde se localizam belas e paradisíacas prais do litoral piauiense.

A obra histórica, dada a sua importância para os habitantes dos municípios de Ilha Grande Parnaíba, Luis Correia e Cajueiro da Praia, é conduzida pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) em parceria com a Empresa de Águas e Esgotos do Piauí - Agespisa.

Rafael Fonteles fala da importância da adutora para o desenvolvimiento do litoral do PiauíAcompanhado do coordenador do Pro Piauí, Rafael Fonteles, e de deputados e outras autoridades, o governador fez questão de ir a cada comunidade beneficiada para ligar as torneiras e mostrar que o novo sistema de abastecimento de água está funcionando muito bem.

Para Wellington Dias, a Adutora do Litoral é uma das mais importantes obras hídricas do Governo do Estado, porque vai garantir o abastecimento de água em todos os municípios e povoados da região litorânea do Piauí, beneficiando diretamente 200 mil habitantes das cidades de Luís Correia, Ilha Grande, Parnaíba e Cajueiro da Praia.

O futuro secretário de Governo, Antônio Neto, foi convidado para descerramento da placa inaugural com Wellington Dias e Rafael FontelesDurante a inauguração da Estação Elevatória do Coqueiro, o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, disse que nas próximas etapas da obra, serão beneficiadas as comunidades de Sobradinho, Carapebas, Mexiriqueira e Camurupim, todos em Luís Correia, bem como a sede de Cajueiro da Praia e os povoados de Barra Grande e Barrinha, naquele município.

Leonardo Sobral explicou que a Adutora do Litoral é uma obra complexa e passa por  várias etapas. A primeira, foi entregue aos moradores do povoado Carnaubal início deste mês março. A segunda etapa foi entregue nesta terça-feira (29). Nos próximos meses, outras comunidades de Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, também contarão com água em suas residências. 

Sobral informou ainda que, no povoado Camurupim, já estão sendo executadas obras da segunda estação elevatória e também a construção de um reservatório com capacidade de armazenar 400 mil litros de água para abastecer o município de Cajueiro da Praia e os povoados de Barra Grande e Barrinha.

O coordenador do Pro Piauí e secretário de Fazenda do Estado, Rafael Fonteles, informou que as obras da Adutora e seus ramais custaram R$ 70 milhões e foram bancadas com recursos próprios do Tesouro Estadual. 

A previsão é que a obra seja totalmente até setembro deste ano. Todos os municípios do litoral do Piauí serão beneficiados com rede de abastecimento de água tratada e de boa qualidade.

O presidente da Agespisa, Genival Sales, disse que todo o sistema adutor possui cerca de 82 quilômetros de extensão, quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade "reservatório pulmão", localizada no bairro Pindorama, em Parnaíba, com capacidade de 3.540m³, o equivalente a aproximadamente 3 milhões de litros de água tratada e pronta para consumo da população. 

"No total, o sistema possibilitará mais de 4,3 mil  ligações domiciliares externas", disse Genivaldo.

Luiz Brandão e Antônio Neto falam sobre os avanços em Maramar e Macapá ao governador Wellington Dias

Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<