ACIDENTE

Turista de Santa Catarina sofre grave acidente ao praticar kitesurf no litoral do Piauí

A mulher teve politraumatismo e está internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde


Desportistas durante kitesurf em Barra Grande no litoral do Piauí

Desportistas durante kitesurf em Barra Grande no litoral do Piauí Foto: Gabriel Paulino

Uma turista de 40 anos, de Santa Catarina, foi internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, após sofrer grave acidente enquanto praticava kitesurf na praia de Barrinha, localizada no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. A Secretaria de Saúde do município emitiu uma nota esclarecendo o fato.

O acidente ocorreu no domingo (23). Segundo informações de testemunhas, a catarinense se chocou contra um pedaço de madeira enquanto praticava o esporte e foi socorrida em estado grave. A vítima sofreu politraumatismo e a equipe de resgate teria demorado para realizar os primeiros socorros.

Testemunhas relataram a dificuldade para a vítima ser socorrida, pois além da demora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), informando que equipe chegou sem médico. Posteriormente o médico foi enviado em outro veículo.

Em nota, a  Secretaria de Saúde de Cajueiro da Praia-PI disse que a paciente foi atendida pelo SAMU e que a demora no atendimento foi porque seria necessário que alguém estivesse próximo à vítima para acionar o SAMU e repassar as informações para a central de regulação do serviço. 

Posteriormente, quando a equipe de plantonista recebeu a informação sobre o acidente, entrou em contato com o Samu, que liberou a viatura. A Secretaria disse ainda que foi seguido todos os protocolos próprios do serviço móvel de urgência e deu continuidade ao atendimento da vítima, que foi direcionada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

Ela segue internada e seu quadro de saúde é considerado estável. 

Veja a nota:

A Secretaria de Saúde de Cajueiro da Praia-PI vem a público esclarecer o ocorrido no dia 23 de outubro de 2022, em relação ao acidente envolvendo paciente que foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Cajueiro da Praia-PI.  

Para que o serviço SAMU seja acionado é necessário que alguém que esteja próximo à vítima ligue e passe as informações para central de regulação do serviço, o que não ocorreu na situação citada,  resultando na demora no atendimento da vítima, conforme controle das chamadas presentes na sede SAMU em Cajueiro da Praia-PI.  

Chegando ao conhecimento da equipe plantonista que havia ocorrido um acidente, estes entraram em contato com o serviço SAMU, que liberou a viatura, podendo assim prestar assistência à vítima. Mas a equipe de Cajueiro da Praia já se encontrava no local. 

Seguindo protocolos próprios do serviço móvel de urgência, os socorristas não podem obedecer comandos de outros médicos, a não ser o regulador do SAMU, daí o fato do médico plantonista de Cajueiro ter intercedido apenas com XABCDE do trauma, não interferindo na conduta do médico regulador do SAMU.

A unidade de suporte básico do município é uma ambulância nova e equipada com condutor socorrista e técnico em enfermagem treinados capacitados, onde os mesmos seguem protocolos de atendimento. 

Na ocasião o médico plantonista do pronto atendimento se disponibilizou a dar suporte a equipe, mesmo não sendo obrigado a ir ao local do ocorrido, pois a ambulância do SAMU já tinha sido acionada. Ainda assim, chegando ao local do acidente o Médico fez o XABCDE do trauma e a equipe do SAMU deu continuidade ao atendimento da vítima que foi direcionada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

A Secretaria de Saúde de Cajueiro da Praia repudia comentários levianos, visando apenas aspectos políticos e que buscam trazer pânico e desinformação à população do município e do Estado.

Prefeitura de Cajueiro da Praia quer cobrar taxas a turistas que visitarão Barra Grande

Morre terceira criança vítima de incêndio em residência em Parnaíba

Agespisa trabalha para regularizar abastecimento de água em Parnaíba e Luís Correia

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: