Municípios

Timonenses recebem relatório que atesta qualidade da água fornecida pela concessionária

Entrega é feita pelos leituristas da Águas de Timon, que estão devidamente uniformizados e adotando todas as medidas de prevenção à Covid-19.

Redação

Segunda - 26/04/2021 às 17:02



Foto: Divulgação Serviço
Serviço

O monitoramento de toda a água que é distribuída aos timonenses é realizado 24 horas por equipes capacitadas e segue um rigor permanente para atender aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O Relatório Anual de Qualidade da Água 2020, com a síntese dessas informações, começou a ser entregue esta semana junto com a fatura mensal a todos os consumidores da zona urbana da cidade. A entrega é feita pelos leituristas da concessionária Águas de Timon, que estão devidamente uniformizados, com crachá funcional e adotando todas as medidas de biossegurança necessárias para a prevenção da Covid-19.

Por mês, são realizadas mais de 600 coletas para controle de qualidade da água. O Relatório anual traz os resultados dessas análises. Nos testes, são analisados turbidez, cloro residual livre (CRL), cor, coliformes totais (CT), Ph e Escherichia Coli (E. Coli), cujos parâmetros atendem ao PRC nº 05, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, do Ministério da Saúde.

Irmãos desaparecem nas águas do Rio Parnaíba durante pescaria em Magalhães de Almeida

Em 24h, volume de chuvas ultrapassa a média mensal no município de Queimada Nova

Morre o agropecuarista e ex-vereador de Campo Maior Deusdedit Castelo Branco

“Nós seguimos realizando diversas ações para manter a qualidade da água distribuída, como instalação de descargas em áreas estratégicas da cidade e manutenções periódicas. O relatório atesta que a água distribuída é potável e segura para ser consumida e esses resultados também podem ser conferidos mensalmente na fatura de água. A entrega do Relatório Anual de Qualidade da Água é uma dentre as várias ações que realizamos junto aos nossos clientes para reforçar nossa relação transparente, de respeito e compromisso”, destaca Tadeu Bezerra, coordenador de operações da Águas de Timon.

A divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água atende ao Decreto Federal 5.440, de 04/05/2005, que institui os instrumentos para que essas informações cheguem ao consumidor. Além do informativo que vem sendo entregue atualmente aos usuários pelos leituristas, a Águas de Timon divulga de forma mensal, nas faturas, o resultado periódico das análises.

Controle rigoroso – Além dos investimentos para modernização dos laboratórios e capacitação das equipes, a Águas de Timon também iniciou a instalação de Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) na cidade. Os equipamentos são instalados em pontos estratégicos para a coleta de amostras da água distribuída.  

Cada PCQ é ligado à rede de abastecimento e as coletas são feitas de forma periódica, com o objetivo de intensificar o controle da qualidade da água que chega aos timonenses. As primeiras unidades estão sendo instaladas em regiões que já receberam também os Pontos de Controle de Pressão (PCPs), cuja função é monitorar em tempo real a pressão de água na rede, permitindo que a Águas de Timon tenha um mapeamento real do consumo na cidade. Ao todo, 45 equipamentos serão instalados ao longo deste ano.

Fonte: Aguas de Timon

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: