
A população de Queimada Nova, município localizado no sertão piauiense, região historicamente castigada pela seca, foi surpreendida na quinta-feira (22) com uma chuva torrencial que, em apenas um dia, superou a média pluviométrica esperada para todo o mês de abril. Vídeos gravados por populares mostram que o alto volume de chuvas resultou no aumento do nível do riacho do Mansinho, que corta o município.
Segundo o climatologista Werton Costa, em apenas 24 horas, Queimada Nova registrou 92 mm de precipitação, um índice elevado se considerado que a média mensal esperada era de apenas 68 mm.
"Esse é o efeito da baixa pressão que vem canalizando umidade pelo sertão nordestino, a tendência é provocar esses volumes mais vigorosos. O interessante é que trata-se de uma cidade do sertão e a média de abril era de apenas 68 mm, e com uma única chuva a cidade de Queimada Nova ultrapassou a sua média", explica.
Com as fortes chuvas registradas, a rodovia estadual PI-459, rompeu no trecho entre a BR-407 e a cidade de Queimada Nova, causando transtornos à população da região.
Morre o agropecuarista e ex-vereador de Campo Maior Deusdedit Castelo Branco
Jovem é executado a tiros no bairro Mangueira em Timon
Fonte: Cidades da Net