Uma tartaruga-cabeçuda foi encontrada encalhada na praia de Barra Grande, município do Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, na noite de sábado (19).
O animal foi resgatado pelo Instituto Tartarugas do Delta, ONG que atua na região do Delta do Parnaíba, e encaminhado para o Centro de Reabilitação para receber atendimento clínico veterinário.
Segundo a ONG, a tartaruga-cabeçuda encontrada é juvenil. O animal foi resgatado com a ajuda de uma família da região.
"Estas ações de manejo e resgate de fauna fazem parte do projeto de caracterização e monitoramento de cetáceos, uma exigência estabelecida no processo de licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama", informou o Instituto Tartarugas do Delta.
Em caso de resgate de animais encalhados nas praias do Piauí, a população deve acionar o Instituto Tartarugas do Delta disponibiliza através do telefone (86) 9 9968-0197. A orientação é não tentar remover o animal e não introduzi-lo de volta ao mar.
Risco de extinção
A tartaruga-cabeçuda pertence à espécie Caretta caretta, classificada como vulnerável pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e ameaçada de extinção. O animal pode chegar até 1,36m de comprimento e pesar até 180 kg.