Municípios

Semar libera praias de Atalaia e Peito de Moça para banho

Gerente da Semar explica que resíduos e manchas de óleo sumiram nas praias após intensas ações de monitoramento e limpeza

Valciãn Calixto

Quarta - 20/11/2019 às 16:02



Foto: Divulgação Praia de Atalaia
Praia de Atalaia

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) tornou a considerar as praias de Atalaia e Peito de Moça próprias para banho após intensas ações de limpeza e monitoramento na costa litorânea do Piauí.

“Percebemos que os números [de resíduos] baixaram, reduzindo a zero na praia de Atalaia e Peito de Moça, que estavam consideradas impróprias para banho. Na manhã de hoje foi feito um monitoramento minucioso acompanhado da equipe da Capitania dos Portos e não foi constatado mais a presença do óleo na praia nem nas águas, esse fato levou a Semar a classificar a praia de Atalaia e Peito de Moça próprias para banho”, disse Renato Nogueira, Gerente de Fiscalização da Semar.


O Governo do Piauí, por meio da governadora em exercício Regina Sousa, chegou a cogitar decretar estado de emergência por conta da presença de óleo nas praias piauienses, porém diante do monitoramento recente da Marinha Brasileira, viu-se que não seria necessário.

“Na segunda-feira (18), a Semar com a Marinha e Instituto Chico Mendes (ICMBio) realizaram um monitoramento na costa do Piauí visando encontrar alguma mancha de óleo flutuando na água. Quando o navio patrulha percorreu cerca de 130 quilômetros na água, em zigue zague, do Porto de Luís Correia até a Praia de Macapá, não foi avistada nenhuma mancha, isso deixou a equipe mais tranquila, mas ainda persiste o estado de alerta, pois a mancha pode se deslocar de forma submersa”, esclareceu Renato.

Embora as praias de Atalaia e Peito de Moça tenham voltado às suas condições naturais, a Semar alerta que a praia da Pedra do Sal, no município de Parnaíba continua imprópria para banho. Tão logo a situação se normalize, novas medidas serão divulgadas.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: