Municípios

Prefeitura de Picos diz que agiu dentro da legalidade na compra dos testes da Covid-19

A Prefeitura de Picos está sendo alvo da Polícia Federal por suspeita de irregularidades na compra de testes

Alinny Maria

Quinta - 02/07/2020 às 10:50



Foto: Prefeitura de Picos PF faz buscas na Secretaria Municipal de Saúde de Picos
PF faz buscas na Secretaria Municipal de Saúde de Picos

A Prefeitura Municipal de Picos divulgou uma nota sobre a Operação Reagente, da Polícia Federal, que encontrou indícios de irregularidades na compra de testes para Covid-19 em quatro cidades do Piauí. Em Picos, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura e a suspeita é de superfaturamento na aquisição dos testes, com a utilização de documentos falsos na dispensa de licitação instaurada pela Prefeitura de Picos para compra de testes de Covid-19.

De acordo com a nota divulgada por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  a Prefeitura de Picos disse está colaborando com a operação da Polícia Federal e do Tribunal de Contas do Estado acerca do processo de dispensa de licitação para aquisição dos testes rápidos para à Covid-19. 

"Na manhã de hoje, 2, a Prefeitura de Picos está fornecendo a documentação necessária aos investigadores. A administração municipal frisa que agiu dentro da legalidade", disse a nota.Testes rápidos da Covid-19 foram comprados acima do valor 

Segundo a PF, os contratos foram direcionados a empresa integrante do grupo criminoso, responsável pela venda de exames com preços superfaturados. Os testes IGG/IGM que vendidos a clínicas particulares aos preços de R$ 120 a 150 estavam sendo comprados por órgãos públicos pelos valores de R$ 170 a 210, o que representa superfaturamento de aproximadamente 40%, com prejuízo direto a recursos oriundos de emendas federais.

Os mandados também estão sendo cumpridos contra as prefeituras de Bom Jesus e Uruçuí. Em Teresina, os mandados são no laboratório e distribuidor de medicamentos Produlab.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: