
Quatro dias após liberar 103 filhotes de tartaruga marinha no litoral piauiense, o Instituto Tartarugas do Delta (ITD) acompanhou a chegada de outros 153 filhotes de tartaruga-de-pente na praia do Barro Preto, no município de Luís Correia, a 352 quilômetros de Teresina na noite da última quinta-feira (05)
O ITD informou que o monitoramento noturno realizado ontem registrou uma desova da mesma espécie na praia do Arrombado, no mesmo município e que somente na temporada 2020 mais de dez ninhos já nasceram nas praias do litoral. Além desta espécie, as praias piauienses são berçários para tartarugas-oliva, tartarugas-de-couro.
Em 2019, 14 mil tartarugas nasceram no litoral do Piauí, segundo estatística apresentada pelo Instituto. Segundo Werlanne Magalhães, coordenadora do ITD, a cada grupo de mil tartarugas apenas uma ou duas alcançam a fase reprodutiva. Os filhotes acabam se tornando alimento para animais maiores. Nesse sentido, o ITD realiza de preservação e monitoramento dos ninhos desde 2006 em solo piauiense.